Análise dos efeitos da política Sistema Universidade Aberta do Brasil na perspectiva dos egressos da Universidade Estadual de Maringá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1286

Palavras-chave:

Universidade Aberta do Brasil, educação a distância, egressos.

Resumo

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006, e tem como principal finalidade a formação de professores para atuar na educação básica. O presente artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou analisar os efeitos da política desenvolvida pela UAB na perspectiva dos egressos do curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), turma 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa vinculada ao campo das políticas educacionais, que engloba estudos teóricos e empíricos. Os resultados indicam que os benefícios obtidos posteriormente à realização do curso de Pedagogia EaD/UEM, no âmbito do Sistema UAB, ultrapassam a expansão do número de vagas no ensino superior. Constatou-se que ocorreram melhorias na vida profissional e pessoal dos sujeitos pesquisados.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Guietti, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Pedagoga da SEED/PR.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC).

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Guietti, S. A., & Costa, M. L. F. (2019). Análise dos efeitos da política Sistema Universidade Aberta do Brasil na perspectiva dos egressos da Universidade Estadual de Maringá. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 143–163. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1286

Edição

Seção

Dossiê