Série-Estudos, v. 29, n. 67, set./dez. 2024

Publicado: 2024-11-22
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v1i1.2017

Artigos

  • A educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar: perspectivas de uma pesquisa-ação na periferia de Belo Horizonte

    Carolina Nunes Diniz, Katiuscia Cristina Vargas Antunes
    5-25
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1886
  • Marcos históricos da Educação Escolar na Comunidade Remanescente de Quilombo Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, Poconé, MT

    Luciano da Silva Pereira
    27-48
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1876
  • Escrevivências de uma professora negra: saberes ancestrais no município de João Neiva

    Magna Mota, Andreia Teixeira Ramos
    49-73
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1934
  • Círculos Epistemológicos como dispositivo de formação para Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA Campo

    Rosiane Souza Santos, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
    75-97
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1879
  • Teoria da Afrocentricidade: elementos epistemológicos para um currículo afrocentrado

    Cledson Severino de Lima, Maria da Conceição dos Reis
    99-119
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1897
  • Autoetnografia negra feminista: epistemologias e subjetividades para um currículo antirracista

    Maria Simone Euclides, Joselina da Silva
    121-136
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1903
  • Cultura visual antirracista: alteridade e diferença nas políticas curriculares, artísticas e pedagógicas

    João Baliscei, Emanuelle Dalécio da Costa
    137-158
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1867
  • Confluências quilombolas no curso de Pedagogia por meio do filme Aruanda

    Fábio José Paz Rosa
    159-180
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1902
  • A escrevivência de professoras negras: Educação Infantil e relações étnico-raciais

    Adrielle Karoline de Sousa Lisboa, Maria Tereza Goudard Tavares, Roberta Dias de Sousa
    181-200
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1891
  • Partilhas negras: por um exercício antirracista e pluriversal na formação em Psicologia

    Anna Thereza Vargas Graciliano, Luciana Rodrigues
    201-221
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1920
  • O papel do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) na construção de uma educação antirracista

    Heverton Luis Barros Reis, Olívia Neta
    223-236
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1850
  • O Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares e a construção da identidade de mulheres negras

    Luzia Arapecida do Nascimento, José Licínio Backes
    237-255
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1988
  • O cânone literário e (não)decolonial na formação docente: a interculturalidade crítica do currículo de mulheres negras

    Mariana Saturnino dos Santos, Gildeane Hilgley Alves da Silva, Suzana Mary de Andrade Nunes
    257-276
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1889
  • Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro Autista

    Isadora Dias, Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Aline de Novaes Conceição
    277-295
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1912
  • Panorama da educação ambiental não formal em unidades de conservação em Mato Grosso do Sul

    Verônica Maria Bezerra Guimarães, Carolina Lie Okazachi Ferreira
    297-315
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1804