A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1616Palavras-chave:
didática, formação de professores, pós-graduação stricto sensu, mestrado profissionalResumo
A formação de professores-pesquisadores, no contexto dos cursos de mestrado profissional, é uma experiência vivida por muitos educadores que buscam na pós-graduação stricto sensu uma oportunidade de desenvolvimento profissional. A aprendizagem da pesquisa e a construção de conhecimento sobre a educação, no entanto, são perpassadas por desafios diversos relacionados às condições materiais de formação, de vida e trabalho dos mestrandos. Esta pesquisa objetiva refletir, a partir dos contributos da Didática, sobre os limites e as possibilidades da formação vivida por professores da educação básica vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, ofertado por duas Instituições de Ensino Superior no Ceará. Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental, com base em registros pedagógicos produzidos pelos mestrandos. Os resultados apontam que a vivência profissional é dialeticamente compreendida como limite e possibilidade dessa formação, permitindo concluir que o diálogo crítico entre a formação e a profissão é fundamental nesse processo.
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