A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1616

Palavras-chave:

didática, formação de professores, pós-graduação stricto sensu, mestrado profissional

Resumo

A formação de professores-pesquisadores, no contexto dos cursos de mestrado profissional, é uma experiência vivida por muitos educadores que buscam na pós-graduação stricto sensu uma oportunidade de desenvolvimento profissional. A aprendizagem da pesquisa e a construção de conhecimento sobre a educação, no entanto, são perpassadas por desafios diversos relacionados às condições materiais de formação, de vida e trabalho dos mestrandos. Esta pesquisa objetiva refletir, a partir dos contributos da Didática, sobre os limites e as possibilidades da formação vivida por professores da educação básica vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, ofertado por duas Instituições de Ensino Superior no Ceará. Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental, com base em registros pedagógicos produzidos pelos mestrandos. Os resultados apontam que a vivência profissional é dialeticamente compreendida como limite e possibilidade dessa formação, permitindo concluir que o diálogo crítico entre a formação e a profissão é fundamental nesse processo.   

Biografia do Autor

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especializada em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UFSC) e em Educação Biocêntrica pela UECE, graduada em Letras pela UFC e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), faz parte dos grupos de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (UFC), grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador (GEPEFE-FEUSP) e Educação, Diversidade e Docência (EDDOCÊNCIA) na UNILAB.

Jeane Dantas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB), em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), MBA em Educação Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Pedagogia pela UECE. Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Bruno Miranda Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação na Linha Formação, Didática e Trabalho Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Educação na Linha Educação, Currículo e Ensino pelo PPGE da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) e em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciência É 10!), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CAPES), e graduado em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação em Biologia pela UNILAB. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com atuação no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Costa, E. A. da S., Dantas, J. P., & Miranda Freitas, B. (2022). A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 61–77. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1616

Edição

Seção

Dossiê: Que didática para a escola de hoje?