Análise dos efeitos da política Sistema Universidade Aberta do Brasil na perspectiva dos egressos da Universidade Estadual de Maringá
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1286Palabras clave:
Universidade Aberta do Brasil, educação a distância, egressos.Resumen
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006, e tem como principal finalidade a formação de professores para atuar na educação básica. O presente artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou analisar os efeitos da política desenvolvida pela UAB na perspectiva dos egressos do curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), turma 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa vinculada ao campo das políticas educacionais, que engloba estudos teóricos e empíricos. Os resultados indicam que os benefícios obtidos posteriormente à realização do curso de Pedagogia EaD/UEM, no âmbito do Sistema UAB, ultrapassam a expansão do número de vagas no ensino superior. Constatou-se que ocorreram melhorias na vida profissional e pessoal dos sujeitos pesquisados.
Citas
BALL, Stephen J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 78-99.
BALL, Stephen J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Institui piso salarial profissional nacional para profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11494.htm. Acesso em: 10 abr. 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006a.
BRASIL. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006b.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital n. 1, de 20 de dezembro de 2006. Segunda Chamada Pública para Seleção de Polos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos Superiores de Instituições de Ensino Superior a Distância para o Sistema UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 2006c.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005a.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital n. 1, de 20 de dezembro de 2005. Chamada Pública para Seleção de Polos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos Superiores de Instituições Federais de Ensino Superior a Distância para o Sistema UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005b.
BRASIL. Ministério da Educação. Fórum das Estatais pela Educação. Projeto: Universidade Aberta do Brasil. Brasília, DF, 2005c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/universidade.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.
BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília, DF: MEC, 1993.
CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves; WONSIK, Ester Cristiane. Políticas educacionais: valorização ou precarização do trabalho docente. Revista Contrapontos-Eletrônica, Itajaí, v. 15, n. 3, p. 373-93, set./dez. 2015.
COSTA, Maria Luisa Furlan. Política pública para o ensino superior a distância e a implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Paraná. 2010. 186f. Orientador: Maria Teresa Miceli Kerbauy. Tese (Doutorado em Política e Gestão Educacional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2010.
DAZZANI, Maria Virgínia Machado; LORDELO, José Albertino Carvalho. A importância de estudos com egressos na avaliação de programas. In: LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia Machado (Org.). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 15-22. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6214/1/Estudo%20com%20egressos.pdf. Acesso em: 4 abr. 2018.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104 [especial], p. 891-917, out. 2008.
GATTI, Bernadete A; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-79, out./dez. 2010.
GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de. O Projeto Logos II em Rondônia: a implantação do projeto-piloto e as mudanças em sua organização político-pedagógica. 2016. 159f. Orientadora: Arlete de Jesus Brito. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociência, Rio Claro, SP, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134221/gouveia_ctg_me_rcla.pdf?sequence=3. Acesso em: 10 maio 2017.
GUIMARÃES, Valter S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
LACÉ, Andréia Mello. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): das origens na ditadura militar ao século XXI. 2014. 313f. Orientador: Cláudio Lúcio Mendes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9243/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Forma%C3%A7%C3%A3oDocenteContexto.pdf em: 11 ago. 2016.
MAINARDES, Jefferson. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 4, n. 1, p. 186-201, jan./abr. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/sguie/Desktop/Mainardes%202018.pdf
Acesso em: 20 out. 2018.
MAINARDES, Jefferson. A abordagem do “ciclo de políticas” e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, n. 2, p. 94-105, maio/ago. 2006.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-18, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf. Acesso em: 15 de mar. 2016.
MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e a formação de professores. Cadernos de Pesquisa, n. 118, São Paulo, mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100005. Acesso em: 15 abr. 2018.
PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2003.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena: modalidade de educação a distância. Maringá, 2008.
VOLSI, Maria Eunice França. Políticas de valorização de professores da educação básica pós-Constituição Federal de 1988. 2016. 209f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.