O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica

Autores

  • Nadir Castilho Delizoicov Unochapecó
  • Iône Inês Pinsson Slongo Unochapecó

Resumo

Neste artigo, são apresentadas algumas reflexões sobre o ensino de Ciências desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dados de pesquisa são apresentados visando problematizar os objetivos dessa educação científica e as peculiaridades da formação de professores para este segmento da educação escolar. A articulação da “História da Ciência e ensino de Ciências” como também a “Abordagem temática” são apresentadas como alternativas que podem contribuir para uma educação científica dialógica e problematizadora. Argumenta-se que, embora essas alternativas não representem uma solução para todos os problemas enfrentados pelo ensino de Ciências nos anos iniciais, ambas têm uma contribuição importante a dar.

Biografia do Autor

Nadir Castilho Delizoicov, Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora da Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, SC (Unochapecó).

Iône Inês Pinsson Slongo, Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora da Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, SC (Unochapecó).

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Delizoicov, N. C., & Slongo, I. I. P. (2013). O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75

Edição

Seção

Artigos