Os pássaros nunca retornam aos fios da mesma maneira: uma problematização para o currículo e a formação docente a partir do signo da música

Palavras-chave: educação a distância, formação docente, aprendizagem inventiva, redes de conversações, signos artísticos

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada com professores participantes do Curso de Especialização “Matemática na Prática”, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Busca, por meio da música, compor com o currículo uma potência afirmativa. Problematiza as experiências aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a distância de professores ofertadas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem a cartografia como inspiração metodológica, apostando em redes de conversações cujos registros foram produzidos no desenrolar das conversas, engendrando-as com a problemática da investigação. Utiliza o conceito de ritornelo  criado e/ou deslocado por Deleuze e Deleuze e Guattari, o qual ajudou a pensar a formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens agenciadas pelo afeto, e não apenas pela prescrição, pelo engessamento e pelo template. Busca articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.

Biografia do Autor

Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Secretaria Municipal de Educação de Serra

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação da Serra-ES.

Jaqueline Magalhães Brum, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Juliana Paoliello Sánchez Lobos, Secretaria Municipal de Educação de Serra

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Serra, ES.

Rosane Maria Muñoz, Secretaria de Educação de Vitória

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil – Secretaria de Educação de Vitória, ES.

Referências

FRANÇA, V. Foto de pássaros no fio publicada pelo ‘Estado’ vira música – publicitário e músico, Jarbas Agnelli visualizou partitura na imagem captada pelo fotógrafo Paulo Pinto. Estadão, São Paulo, em 2 set. 2009. Entrevista concedida por Jarbas Agnelli. Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral, foto-de-passaros-no-fio-publicada-no-estado-vira-musica, 428209. Acesso em: 14 abr. 2019

RCLM TV. Reclame: birds on the wires de Jarbas Agnelli da AD Studio. Entrevista concedida pelo publicitário ao programa de TV Reclame, 2009b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16US8Z447LE. Acesso em: 14 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília-DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 28 dez. 2017.

DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002b

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997. (Coleção Trans, v. 4.)

FERRAZ, S. Livro das sonoridades: notas dispersas sobre composição. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.

MARQUES, D. Entre literatura, cinema e filosofia: Miguilim das telas. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SANTOS, A. dos. A geofilosofia de Deleuze e Guattari. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

TRINDADE, R. Deleuze e Gattari: Ritornelo e o jazz. Razão Inadequada, [s.l.], 2017. Disponível em: https://razaoinadequada.com/2017/03/12/deleuze-ritornelo-e-o-jazz/. Acesso em: 16 jul. 2019.

Publicado
2022-02-17
Como Citar
Elias Rodrigues Moreira, N., Magalhães Brum, J., Paoliello Sánchez Lobos, J., & Maria Muñoz, R. (2022). Os pássaros nunca retornam aos fios da mesma maneira: uma problematização para o currículo e a formação docente a partir do signo da música. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(58), 167-187. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1590
Seção
Dossiê: Currículo, resistência e criação com as artes