Impactos da quarta revolução industrial na educação profissional e tecnológica: análise do curso de eletroeletrônica do IFSP campus Sorocaba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2069

Palavras-chave:

quarta revolução industrial, indústria 4.0, educação profissional e tecnológica

Resumo

As tecnologias digitais disruptivas destas primeiras décadas do século XXI inegavelmente tornaram-se fatores primordiais no cotidiano das sociedades em nível planetário. Em face da sua relevância na atualidade, em todos os ramos do conhecimento humano, diversas pesquisas recentes destacam a necessidade do entendimento das suas características e consequências nas sociedades e, em especial, na educação. Diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar inicialmente as características da Quarta Revolução Industrial, notadamente no que se refere à produção e ao trabalho, para demonstrar seus impactos na educação profissional e tecnológica. A abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa documental da instituição escolar Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e o foco da análise está na vinculação e na aplicação dos conceitos da Quarta Revolução Industrial aos documentos e práticas escolares da instituição pesquisada. Com a realização da pesquisa, foram identificados que os documentos pedagógicos que regulamentam o curso de eletromecânica do IFSP campus Sorocaba foram redigidos com a finalidade de preparar os educandos às novas realidades do mundo digital e da Indústria 4.0.

Biografia do Autor

Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Fernando Silveira Melo Plentz Miranda: Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Fieo. Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Coordenador e professor do curso de Direito da Uniso. 

Áulus Fialho de Carvalho, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Especialista em Pedagogia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Especialista em Engenharia de Manutenção Industrial pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo. Professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Mestrando em Educação na linha de pesquisa de Políticas, Gestão e História da Educação na Universidade de Sorocaba (Uniso). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, MBA em Gestão Empresarial e Pós em Engenharia de Manutenção com mais de 20 anos de experiência em ambiente industrial. Participando do Grupo de Pesquisa em Indústria 4.0 do IFSP Campus Sorocaba e outro em Políticas, Gestão e História da Educação na Uniso. 

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Miranda, F. S. M. P., & Carvalho, Áulus F. de. (2025). Impactos da quarta revolução industrial na educação profissional e tecnológica: análise do curso de eletroeletrônica do IFSP campus Sorocaba. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(69). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2069