Altas habilidades/superdotação e família: levantamento e análise de produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.956Palavras-chave:
Altas habilidades, superdotação, família, levantamento de produções acadêmicas.Resumo
O apoio às famílias de pessoas que se destacam por seus potenciais é apontado na literatura especializada bem como orientada nos dispositivos legais brasileiros. O presente artigo tem por objetivo apresentar o levantamento de produções acadêmicas referentes às altas habilidades/superdotação e família. Para tanto, foi realizada uma busca das publicações em cinco bases de dados: Scielo, P@rthenon Unesp, Banco de Teses Capes, Biblioteca Digital Teses e Dissertações e Vérsila Biblioteca Digital, no período de 2005 a 2015. Os resultados mostraram seis produções as quais abordam distintas dimensões do tema, tais como: conceitos, identificação, atendimento e programas de enriquecimento, leis brasileiras, pesquisas com famílias e professores, ambiente escolar e preocupação das famílias em relação ao desenvolvimento dos filhos com altas habilidades/superdotação. A análise das produções encontradas permitiu concluir que há interesse das famílias em ações em prol de informações e trocas de experiências, objetivando obter educação de qualidade para seus filhos com altas habilidades/superdotação. Pode-se verificar, também, uma carência de pesquisas sobre o tema, disponibilizadas nos bancos de dados buscados.Referências
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