Investigações científicas e produções sobre didática na região Centro-Oeste

Autores/as

  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto Valdés Puentes Universidade Federal de UberlÂndia

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.913

Palabras clave:

estado da arte, didática, Região Centro-Oeste, pesquisas, produções.

Resumen

O presente artigo apresenta o estado da arte da Didática, no âmbito da pós-graduação em Educação, na região Centro-Oeste do Brasil. As análises são resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar “quanto”, “o que”, “sobre o que” e “onde” as linhas de pesquisa da área de Didática têm pesquisado e produzido, no período de 2004 a 2010. A amostra foi de 40% dos programas credenciados junto à Capes no ano de 2010, nos quais foram levantadas e analisadas as pesquisas e produções desenvolvidas pelos professores vinculados a essas linhas. Os dados revelam que 30% das pesquisas e 35% das publicações aí realizadas não são sobre Didática, o que evidencia uma distorção no interior dessas linhas. Quando observados os campos da Didática, nota-se uma concentração no campo investigativo, seguida do profissional e do disciplinar. O estudo das dimensões denota que a de fundamentos concentra as investigações, seguida das dimensões de modos e condições. Mais da metade das publicações ocorrem em anais de eventos. Os livros, capítulos de livros e os artigos em periódicos (veículos de maior valoração acadêmica) ocupam apenas 40% do total de publicações da área na região. Esses dados revelam o lugar que a Didática tem ocupado, sinalizando para a necessidade de um olhar crítico para o que se tem produzido na área, bem como para o que se demanda de investimentos acadêmico-políticos que a recoloquem no centro das investigações acadêmico-pedagógicas e permitam sua devida valorização.

Biografía del autor/a

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, atuando como membro do corpo permanente nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação; consultora ad hoc do CNPq; membro do corpo editorial de várias revistas.

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de UberlÂndia

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Exerce a docência universitária em nível de graduação e pós-graduação desde 1993, atuando em Cuba (1993-1998) e em várias instituições de ensino superior do Brasil (2002-2008). Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Qualis, mar. 2009. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=2550:capes-aprova-a-nova-classificacao-do-qualis>. Acesso em: 19 jun. 2017.

______. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diretoria de Avaliação (DAV). Documento de Área 2009. Educação. Triênio 2007-2009 , jun. 2010. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/EDUCA_19jun10.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. reimp. São Paulo: Cortez, 2008.

LONGAREZI, Andréa M. A didática no âmbito da pós-graduação no Brasil: uma análise das pesquisas e produções no período de 2004 a 2010. Projeto de Pesquisa. Brasília: CNPq, 2010.

LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. Investigación y producción sobre didáctica em el estado de Minas Gerais/BR: un análisis del campo investigativo en el ámbito de la post-graduación. Revista Iberoamericana de Educación, v. 59, n. 2, p. 1-10, jun. 2012.

______. Pesquisa e produção sobre Didática no âmbito da pós-graduação. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Org.). Panorama da Didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas, SP: Papirus/FAPEMIG, 2011a. p. 165-91.

______. A didática no âmbito da pós-graduação: uma análise das publicações e veículos de divulgação das produções. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2-5 out. 2011, Natal, RN. Anais... Natal: ANPED, 2011b. p. 1-18.

______. O lugar da Didática nas pesquisas e produções dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de Minas Gerais/BR. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 15., 20-23 abr. 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Autentica, 2010a. v. 1, p. 2-14.

______. Los campos y dimensiones de la didáctica: un estudio a partir de las investigaciones y producciones de la post-graduación en Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL UNIVERSIDAD, 7., 2010, Ciudad de La Habana. Anais… Ciudad de La Habana: Universidad de La Habana, 2010b. p. 163-74. v. 1.

PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. A didática na pós-graduação em Educação da região Sudeste do Brasil. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Org.). A didática no âmbito da pós-graduação brasileira. Uberlândia: EDUFU, 2016. Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/e-book_a_didatica_v7_2015_1.pdf> Acesso em: 19 jun. 2017.

______. Escola e didática desenvolvimental. Seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 247-71, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=­0102-469820130050&lng=pt&nrm=isso>. Acesso em: 27 maio 2013.

______. Didática na pós-graduação: pesquisas e produções. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 34, p. 583-608, set./dez. 2011.

Publicado

2017-07-28

Cómo citar

Longarezi, A. M., & Puentes, R. V. (2017). Investigações científicas e produções sobre didática na região Centro-Oeste. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 173–193. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.913

Número

Sección

Artigos