Série-Estudos, v. 29, n. 66, maio/ago. 2024

					Visualizar Série-Estudos, v. 29, n. 66, maio/ago. 2024
Publicado: 2024-09-05
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1983

Artigos

  • As relações étnico-raciais no currículo de Ciências e Educação Física: apontamentos teóricos

    Catiana Nery Leal, Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Rafael Casaes de Brito
    5-24
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1863
  • Njila ku kibuku : educação afrocêntrica e construção de novos modos de educar na escola pública

    Taisa De Sousa Ferreira, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    25-48
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1878
  • “Espanhol para Todos”: uma autoetnografia do entender-se professora decolonial

    Millena Dánily P. Rodrigues, Joziane Ferraz de Assis
    49-64
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1919
  • De “neguinha” a professora: trajetórias de vida-formação de docentes negras do Ensino Fundamental I em Primavera do Leste, MT

    Júlia Rodrigues Nunes Café, Lucas Santos Café, Ademar de Lima Carvalho
    65-87
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1874
  • Representatividade africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica do estado de Santa Catarina, Brasil

    Kairo da Costa Moraes, Cláudia Battestin
    89-107
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1901
  • “Olha o viadinho” – a metamorfose em “bicho”: estudo psicossocial sobre um homem negrogay situado e “sitiado”

    Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
    109-125
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1866
  • Práticas culturais de contações de histórias e a literatura no contexto escolar: por uma educação antirracista

    Victoria Sara de Arruda; Laura Noemi Chaluh
    127-159
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1880
  • Artevivências: (re)inventando o currículo escolar a partir de mulheres negras

    Sirlene Ribeiro Alves da Silva, Camila Nagem Marques Vieira, Maria Cláudia Oliveira Rodrigues
    161-187
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1937
  • “Contrato racial” e representatividade negra: estruturas desafiadoras à uma educação antirracista

    Claudecir dos Santos, Bruna Marcos Velho
    189-208
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1875
  • Experiências educativas de pessoas negras surdas sob uma perspectiva afrocentrada: um caminho de possibilidades

    Rafaela de Alcântara Barros, Clayton Márcio Hermes Pereira , Maria da Conceição dos Reis
    209-230
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1910
  • Cartas político-afetivas contra o racismo na pós-graduação

    Victor de Jesus
    231-248
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1870
  • Carta a várias mãos para uma educação antirracista: a você, colega de universidade

    Karin Juliana Daffinyn Da Silva, Camila Trindade Coelho, Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann
    249-265
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1888
  • Conhecimento tecnológico de alunos da EaD: análises sobre os resultados do Survey TPACK aplicado a estudantes de licenciatura

    Edison Trombeta de Oliveira
    267-286
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1965
  • Migrações internacionais, direitos humanos e cidadania

    Ariadne Celinne de Souza e Silva, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
    287-305
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1961
  • Dispositivo da família: problematizando o discurso de família-afeto

    Luciana Kornatzki, Paula Regina Costa Ribeiro
    305-326
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1846