As pesquisas sobre a sala de aula no campo da Didática: as temáticas de pesquisa nos artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1615

Palavras-chave:

didática, sala de aula, campos e dimensões da didática

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo apresentar um panorama das produções sobre a temática sala de aula na área da Didática a partir dos resumos, bem como indicar as temáticas abordadas por meio dos eixos temáticos baseados na teoria de Campos da Didática em Longarezi e Puentes (2015; 2017). A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa e caracterizou-se como do tipo estado do conhecimento. A pesquisa desenvolveu a coleta de dados na perspectiva da análise documental (CELLARD, 2005) e análise e interpretação dos dados, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Norteou este trabalho a questão sobre a configuração das pesquisas no campo da Didática no que concerne à temática sala de aula. Para tal, foram analisados sessenta e seis resumos dos artigos científicos, pertencentes ao campo da Didática, divulgados no período de 2008 a 2018. A análise indicou que a sala de aula pode ser compreendida como lugar de pesquisa quando considerada como objeto e espaço de pesquisa e quando levado em conta o contexto (ambiente) em que se pode desenvolver a ação de pesquisa. Entre os resumos analisados que apresentaram a temática sala de aula por meio do termo homônimo, quarenta e oito (ou 73%) foram classificados na categoria sala de aula como espaço de pesquisa, distribuídos entre os eixos temáticos Investigativo, Profissional e Disciplinar, com ênfase no eixo Investigativo. Na categoria sala de aula como lugar de pesquisa, foram classificados doze (ou 19%) resumos, distribuídos entre os eixos Investigativo e Profissional.

Biografia do Autor

Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Letras da USP. Desenvolve pesquisas na área de Didática, Ensino Superior, Formação de professores e Ensino de Química.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e professora permanente do programa de Pós-Graduação em Educação pertencentes ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Franchi, G. O. de O. M., & Hobold, M. de S. (2022). As pesquisas sobre a sala de aula no campo da Didática: as temáticas de pesquisa nos artigos científicos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 17–37. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1615

Edição

Seção

Dossiê: Que didática para a escola de hoje?