Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1355

Palabras clave:

formação docente, educação popular, escola pública, professora pesquisadora

Resumen

O artigo aborda articulações entre formação docente e educação das classes populares, focalizando relações entre escola básica e universidade. Tem como principais referências os trabalhos de Paulo Freire e de Regina Leite Garcia, que oferecem as bases para a construção de uma escola pública popular e convocam a pensar em pedagogias emancipatórias. Fundadas no diálogo, tais pedagogias convidam ao trabalho coletivo, reflexivo, crítico, comprometido e esperançoso. Uma perspectiva em que os vínculos entre o fazer docente e a pesquisa se estreitam, conforme indica a conclusão do trabalho ao assinalar a potência dos princípios da Educação Popular e a relevância da noção de professora pesquisadora para a problematização de questões escolares cotidianas e a busca de alternativas para sua transformação.

Biografía del autor/a

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, com Pós-Doutorado na UNAM e na Universidade do Minho. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na Graduação em Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação. 

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Publicado

2019-12-04

Cómo citar

Esteban, M. T. (2019). Diálogos sobre formação docente comprometida com uma escola pública popular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 171–192. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1355

Número

Sección

Artigos