Apresentação do Dossiê “Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias na Educação – Qualidade, Tendências e Práticas”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1307

Palabras clave:

Educação a distância, tecnologias, qualidade

Biografía del autor/a

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora do PPG de Educação - FE/UFG

Líder do Grupo de Pesquisa GEaD/CNPq

 

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE/UFMT/DGP-CNPq.

Citas

ALONSO, K. M. A expansão do Ensino Superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 31, n. 113, p. 1319-35, out./dez. 2010.

ALONSO, K. M. A EaD no Brasil: sobre (des)caminhos em sua instauração. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 4, p. 37-52, 2014 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000800037&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2019.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da Educação Superior a Distância: novos marcos regulatórios? Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, out. 2008.

HAFEEZ, A.; GUJJAR, A. A.; NOREEN, Z. Demanding need of growing technologies in distance learning system. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 15, n. 4, p. 170-80, out. 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1044212. Acesso em: 10 jan. 2019.

LIMA, D. C. B. P.; FARIA, J. G.; DESIDERIO, M. Políticas e financiamento do ensino superior público no Brasil e as condições do trabalho docente a distância. In: TOSCHI, M. S. (Org.). Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem – múltiplas visões. Anápolis, GO: Universidade Estadual de Goiás, 2013.

PEIXOTO, J. A concepção de dispositivos pedagógicos que integrem as TIC. Inter-Ação, Goiânia, UFG, v. 34, n. 1, p. 89-104, jan./jun. 2009.

RAJESH, M. Revolution in communication technologies: impact on distance education. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 16, n. 1, p. 62-88, jan. 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1092855.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

SHERMAN, W. H.; CRUM, K. S.; BEATY, D. M. Perspectives on distance technology in leadership education: transfer, meaning and change. Journal of Research on Leadership Education, v. 5, n. 13, p. 580-610, 2010. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ913588.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

ZAWACHI-RICHTER, O.; BACKER, E. M.; VOGT, S. Review of Distance Education Research (2000 to 2008): analysis of research areas, methods, and autorships patterns. The International Review of Research in Open and Distance Education, v. 10, n. 6, 2009.

Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Lima, D. da C. B. P., & Alonso, K. M. (2019). Apresentação do Dossiê “Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias na Educação – Qualidade, Tendências e Práticas”. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 3–7. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1307

Número

Sección

Dossiê