Produções científicas do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd entre 2011 e 2017: contribuições da análise bibliométrica para a qualificação da área

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1287

Palabras clave:

Bibliometria, análise de referência, produção científica.

Resumen

Os dados e discussões que constituem este trabalho são oriundos de parte dos resultados de uma pesquisa em desenvolvimento cujo objetivo é compreender as perspectivas teóricas mais utilizadas nas discussões dos trabalhos aprovados no Grupo de Trabalho (GT) 16 – Educação e Comunicação, em eventos nacionais e regionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). Para tal realizou-se o levantamento dos trabalhos disponíveis nas páginas online desses eventos, enquanto a sistematização e a análise dos dados foram alicerçadas por instrumentos das pesquisas bibliométrica e documental. O levantamento bibliográfico utilizou diferentes softwares para coleta, organização e análise dos dados, configurando-se a pesquisa como mista. Essa metodologia possibilitou observar uma maior representatividade das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais, assim como um maior número de citações de autores dessas mesmas regiões nas referências analisadas. No que se refere aos encontros regionais, observa-se certa característica regionalista entre os autores-referência, mas também a inserção de outros considerados como citação indispensável, tais como Paulo Freire e Pierre Lévy, por exemplo. Em comum, os trabalhos do GT 16 utilizam mais expressivamente referências do campo da Comunicação, em relação ao da Educação, e evidenciam uma maior proximidade entre os referenciais teóricos utilizados por pesquisadores das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais da Associação.

Biografía del autor/a

Jhonny David Echalar, Secretaria de Estado da Educação de Goiás Universidade Federal de Goiás

Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, doutorando em Educação pelo PPGE FE/UFG. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância – GEaD e do Kadjót.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG. Editora Chefe da Revista UFG, membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). 

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. 

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Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Echalar, J. D., Lima, D. da C. B. P., & Alonso, K. M. (2019). Produções científicas do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd entre 2011 e 2017: contribuições da análise bibliométrica para a qualificação da área. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 31–51. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1287

Número

Sección

Dossiê