Produções científicas do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd entre 2011 e 2017: contribuições da análise bibliométrica para a qualificação da área
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1287Keywords:
Bibliometria, análise de referência, produção científica.Abstract
Os dados e discussões que constituem este trabalho são oriundos de parte dos resultados de uma pesquisa em desenvolvimento cujo objetivo é compreender as perspectivas teóricas mais utilizadas nas discussões dos trabalhos aprovados no Grupo de Trabalho (GT) 16 – Educação e Comunicação, em eventos nacionais e regionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). Para tal realizou-se o levantamento dos trabalhos disponíveis nas páginas online desses eventos, enquanto a sistematização e a análise dos dados foram alicerçadas por instrumentos das pesquisas bibliométrica e documental. O levantamento bibliográfico utilizou diferentes softwares para coleta, organização e análise dos dados, configurando-se a pesquisa como mista. Essa metodologia possibilitou observar uma maior representatividade das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais, assim como um maior número de citações de autores dessas mesmas regiões nas referências analisadas. No que se refere aos encontros regionais, observa-se certa característica regionalista entre os autores-referência, mas também a inserção de outros considerados como citação indispensável, tais como Paulo Freire e Pierre Lévy, por exemplo. Em comum, os trabalhos do GT 16 utilizam mais expressivamente referências do campo da Comunicação, em relação ao da Educação, e evidenciam uma maior proximidade entre os referenciais teóricos utilizados por pesquisadores das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais da Associação.
References
BUFREM, Leilah Santiago.; FREITAS, Juliana Lazzarotto.; NASCIMENTO, Bruna Silva. Autoria e pesquisa em Organização do Conhecimento: análise da produção científica em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 150-65, edição especial, 2014.
BUFREM, Leilah Santiago; PRATES, Yara. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 9-25, maio/ago. 2005.
FIGUEIREDO, Nice. Da importância dos artigos de revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 131-5, jan./dez. 1990.
LIBÂNEO, José Carlos. Perspectivas de uma pedagogia emancipadora face às transformações do mundo contemporâneo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 1, p. 1-22, dez. 1997. Entrevista concedida ao Prof. Nivaldo A. N. David. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/8/7. Acesso em: 26 mar. 2019.
MORAES, Moema Gomes. Pesquisas sobre educação e tecnologias: questões emergentes e configuração de uma temática. 2016. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.
MOSTAFA, Solange Puntel; MÁXIMO, Luis Fernando. A produção científica da Anped e da Intercom no GT da Educação e Comunicação. Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 96-101, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15977.pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Revista TransInformação, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 1-25, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v28n1/0103-3786-tinf-28-01-00015.pdf. Acesso em: 21 maio 2019.
SOARES, Patrícia Bourguignon; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; CALMON, João Luiz; CASTRO, Luiz Otávio da Cruz de Oliveira. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-85, jan./mar. 2016.
SOSSAI, Fernando Cesar; GRIMM, Viviane; LOUREIRO, Carla Cristiane. Escritos sobre tecnologias e políticas educacionais no Brasil: uma análise dos trabalhos publicados pela Anped e RBPAE (2000-2013). Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa [online], v. 15, n. 3, p. 39-54, 2016. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/2245. Acesso em: 18 fev. 2019.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 474, p. 165-89, jan./abr. 2014.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.