Conhecimentos pedagógicos na formação de professores: uma análise do manual “Pedagogia e Prática Docente” (2012)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1424Palavras-chave:
conhecimentos pedagógicos, manuais, formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos pedagógicos presentes na formação de professores a partir da análise do manual “Pedagogia e Prática Docente”, da autora Maria Amélia R. S. Franco (2012). Os manuais são produtos e produtores de conhecimentos e práticas escolares (BUFREM; SCHMIDT; GARCIA, 2006), sendo também construtores de identidades pessoais e profissionais docentes. A pesquisa qualitativa teve como fundamento a análise documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para revelar os conhecimentos abordados no manual, o qual faz parte da Coleção Docência em Formação/Série Saberes Pedagógicos, da Editora Cortez. Foram selecionadas as seguintes categorias de análise: temáticas e encaminhamento metodológico presentes no livro. Foram analisadas as temáticas: Pedagogia, Didática, Práticas Educativas, Práticas Pedagógicas, Práticas Docentes, Subjetividade Pedagógica e Dialogicidade; e a pesquisa-ação como encaminhamento metodológico. Os resultados revelam que o livro analisado trata sobre os conhecimentos mobilizados no ato de ensinar e os desafios da Pedagogia e Prática Docente, contribuindo, assim, para a formação de professores. O livro propõe uma metodologia de pesquisa pedagogicamente fundamentada para uso dos docentes nas práticas escolares coletivas.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. [Título original: L’analyse de contenu].
BUFREM, L. S.; SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. Os manuais destinados a professores como fontes para a história das formas de ensinar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 22, p. 120-30, jun. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4900/art09_22.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Revista Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-91, abr. 1991. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2020.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-66, set./dez. 2004.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação: Série Saberes Pedagógicos, coordenação de Selma Garrido Pimenta).
GARCIA, T. M. B; SILVA, V. B. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 77, p. 135-58, out. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000500135&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.
PIMENTA, S. G. Apresentação da coleção. In: FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012. p. 11-20. (Coleção Docência em Formação: Série Saberes Pedagógicos, coordenação de Selma Garrido Pimenta).
SILVA, V. B. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, [s.l.], v. 3, n. 6, p. 29-57, jul./dez. 2003. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38695/20224. Acesso em: 10 dez. 2019.
SILVA, V. B.; CATANI, D. B. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). Revista História da Educação, Santa Maria, v. 23, e93223, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. 158 p.
VALDEMARIN, V. T. Manuais didáticos para uso de professores: mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UCG, 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/coordenadas/eixo01/Coordenada%20por%20Dermeval%20Saviani/Vera%20Teresa%20Valdemarin%20-%20Texto.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.