Educação Infantil e o protagonismo da criança: diferentes cenários
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1130Palabras clave:
Educação Infantil, políticas públicas, protagonismo da criança.Resumen
A infância caracteriza-se como uma categoria histórica e social. A estrutura da sociedade, as condições de vida e de inserção da criança em cada contexto social, econômico, político e cultural é que vão tecer as diferentes concepções de infância e as diversas formas de ser criança. A partir dessa perspectiva, o presente texto resultante de uma revisão de literatura, tem por objetivo refletir e discutir a trajetória, políticas públicas e legislação referentes ao atendimento à criança no percurso da história num primeiro cenário. No segundo trata a criança como um sujeito de direitos, protagonista e ator social que produz e reproduz cultura e, no terceiro cenário aborda a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil fazendo uma breve contextualização do momento atual pelo qual a educação brasileira passa. Conclui-se que para além das políticas de educação infantil é importante pensar em outras políticas quando se trata do atendimento integral a criança e, aqui se inclui aspectos relacionados não só à educação, como também, à saúde, à cultura e à proteção, o que torna necessária a interlocução, com outras áreas dos serviços públicos e outras ações que não são específicas da educação.
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