v. 23, n. 49, set./dez. 2018

					Visualizar v. 23, n. 49, set./dez. 2018
Dossiê: “Educação Infantil e currículo: concepções, linguagens, tempos e espaços”
Publicado: 2018-11-09
  • Editorial

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1208

Dossiê

  • Apresentação do Dossiê “Educação Infantil e currículo: concepções, linguagens, tempos e espaços”

    Ana Maria Esteves Bortolanza, Marta Regina Brostolin
    3-8
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1209
  • A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal

    Angela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
    9-23
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139
  • O lugar da cultura escrita nos documentos legais e oficiais da educação infantil: e os meninos e as meninas carregam letras na peneira

    REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Priscila Souza Damazio Piol
    25-46
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1145
  • Saberes e Conhecimentos que compõem o currículo de Bebês e Crianças Pequenas

    Maria Carmen Silveira Barbosa, Sandra Regina Simonis Richter
    47-65
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1141
  • Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções de criança, desenvolvimento e currículo

    Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freire
    67-96
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138
  • Educação infantil e currículo: Uma Análise da proposta da rede municipal de Curitiba/PR

    Romilda Teodora Ens, Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel, Édina Dayane de Lara Bueno
    97-117
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1136
  • A música como linguagem na educação de infância

    Patrícia Alves Carvalho, Jucimara Silva Rojas
    119-142
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1143
  • Educação Infantil e o protagonismo da criança: diferentes cenários

    Marta Regina Brostolin
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1130
  • Innovación educativa y programas de inmersión en la enseñanza de lenguas a escolares: propuesta curricular

    María del Carmen Quiles Cabrera
    159-174
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1140
  • Leitura e escrita de gêneros discursivos na pequena infância: um estudo na perspectiva bakhtiniana

    Greice Ferreira da Silva
    175-192
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1137

Artigos

  • Currículo e exclusão social: A perspectiva das alunas/professoras do PIBID e da pedagogia

    Ruth Pavan
    193-206
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1161
  • Educação Superior e empregabilidade: estudo com egressos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade de Sorocaba

    Waldemar Marques, Nobel Penteado Freitas, Amanda Pires Chaves, Leo Victorino Silva
    207-225
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1159
  • O uso de livros escolares de matemática nas escolas da imigração alemã durante a Campanha de Nacionalização

    Débora de Lima Velho Junges
    227-247
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1121
  • LIMITAÇÕES IMPOSTAS À ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA FALCIFORME.

    Lívia Custódio, Ilvana Gomes, Ilse Leitão
    249-266
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1128