O enfermeiro docente no Ensino Superior: atuação e formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1027Palabras clave:
docência, Enfermagem, formação de professores.Resumen
A pesquisa foi desenvolvida junto a enfermeiros que atuam como docentes, em instituições de ensino superior localizadas no sul de Minas Gerais. Objetivou investigar a formação desses docentes (específica e pedagógica) estabelecendo possíveis relações com a atuação docente. A investigação se constituiu de questionários, enviados para todos os docentes que atuam na região, tendo respondido quarenta e um docentes. Constatou-se que a entrada na carreira docente se deu, em muitos casos, simultânea ao início da atuação na Enfermagem; muitos docentes têm formação pedagógica e a consideram importante para a docência; os participantes da pesquisa também afirmaram que a docência tem se constituído na/da relação com a experiência profissional em contextos de Saúde; os profissionais disseram ainda da história e da trajetória, de reflexões sobre a formação e a atuação profissional.Citas
BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 61-74.
BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, SP, v. 1, n. 4, p. 30-8 ago./dez. 2010.
CICILLINI, G. A. Professores universitários e sua formação: concepções de docência e prática pedagógica. In: NOVAIS, G. S.; CICILLINI, G. A. (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas: olhares que se entrelaçam. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2010. p. 19-43.
COSTA, S. G. Considerações sobre educação e transmissão simbólica. 2009. 115p. Dissertação (Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade) – Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2009.
JUNGES, K. dos S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 33, n. 1, p. 285-317, jan./abr. 2015.
MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 9-27.
______. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Editora Porto, 1999.
RODRIGUES, M. T. P.; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n. 4, p. 456-9, jul./ago. 2007.
SAVIANI, D. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. 31. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997a.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997b.
SOUZA, D. M. de. Preparo do enfermeiro para a docência na educação profissional técnica de nível médio sob a ótica de Lee Shulman. 2013. Tese (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, 2013.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.