Demandas em torno da responsabilização nas políticas de currículo e docência: os organismos multilaterais e suas articulações em tempos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1762

Palavras-chave:

Políticas de currículo e docência, Responsabilização, Organismos Multilaterais

Resumo

Os organismos multilaterais e suas agendas têm exercido cada vez mais influência (em diferentes escalas) na produção de políticas com o foco na docência, que visam assegurar o envolvimento dos professores com as proposições para o currículo, promovendo mudanças no trabalho docente marcadas pela responsabilização (DIAS, 2013, 2016, 2021). O presente artigo busca analisar como a responsabilização vem sendo articulada e apresentada como demanda em âmbito global por organismos multilaterais e as reverberações desses nas políticas de currículo e docência local, em contextos nos quais circulam discursos de “crise da educação” (MACEDO, 2014). O foco são produções que contam com a colaboração da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). As análises são feitas a partir de referenciais pós-estruturais, pós-fundacionais, que compreendem as políticas como práticas discursivas. É possível observar a manutenção das políticas de currículo para formação de professores sendo postas como principal estratégia para a melhoria da qualidade da educação em âmbito global, o que reforça demandas em torno da responsabilização docente no contexto local.

Biografia do Autor

Ana Paula Soares, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ)

Doutora em Educação, formada pelo ProPEd na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Docência na UERJ, pesquisando as políticas curriculares para a formação de professores. Faz parte do quadro permanente de professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ).

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Soares, A. P. (2023). Demandas em torno da responsabilização nas políticas de currículo e docência: os organismos multilaterais e suas articulações em tempos de crise. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 173–191. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1762

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise