Indícios de resiliência na prática de professoras

Autores/as

  • Enivalda Vieira dos Santos Rezende Secretaria Municipal de Educação do Recife, Pernambuco
  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1020

Palabras clave:

professoras, resiliência, prática pedagógica.

Resumen

Neste artigo, discutimos as características de resiliência manifestadas por professoras no exercício da docência. A noção de resiliência consiste na capacidade de resistir aos obstáculos e reagir diante de uma situação de risco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com 15 professoras de escolas municipais de Recife, PE. Utilizamos como procedimento a entrevista, cujos depoimentos foram organizados por meio da técnica de análise de conteúdo. As principais características de resiliência reveladas pelo grupo entrevistado foram: persistência; superação; fé em Deus, na capacidade dos alunos e nas possibilidades de mudança; bom humor e alegria; boa convivência no ambiente de trabalho; amor pelo trabalho e crianças; criatividade e esperança. As professoras demonstram superar limites, enfrentar desafios, romper preconceitos e sobressair-se aos infortúnios da profissão. Frente ao exposto, é possível afirmar que esses indícios de resiliência interferem de maneira positiva no contexto escolar.

Biografía del autor/a

Enivalda Vieira dos Santos Rezende, Secretaria Municipal de Educação do Recife, Pernambuco

Doutora em Educação pela UFPE. Tecnica em Educação Secretaria Municipal de Educação do Recife-PE. Professora da Rede Estadual de Pernambuco.

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associado I do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

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Publicado

2017-11-06

Cómo citar

Rezende, E. V. dos S., & Machado, L. B. (2017). Indícios de resiliência na prática de professoras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 51–70. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1020

Número

Sección

Artigos