Pesquisas sobre concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes: um Estado da Questão
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1561Palavras-chave:
teoria e prática, professores iniciantes, estado da questãoResumo
O trabalho, decorrente de exame teórico, apresenta um panorama de produções acadêmicas brasileiras – teses, dissertações e artigos de periódicos – que abordam concepções de teoria e prática na perspectiva de professores pedagogos iniciantes. Um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão foi realizado, no período de maio a novembro de 2019, com o intuito de examinar a atenção demandada ao tema concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes, tendo como descritores “teoria e prática”, “concepções de professores”, “professores iniciantes” e “Pedagogia”. Foram localizadas 16 produções, sendo duas teses, onze dissertações e três artigos de periódicos, considerando o interstício de 2013 a 2019. A análise, de abordagem qualitativa, evidenciou que o interesse por discussões sobre o binômio teoria e prática, a partir das concepções de professores iniciantes, é emergente e escasso na produção acadêmica. Por fim, os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o tema no contexto nacional.
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