Pesquisas sobre concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes: um Estado da Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1561

Palavras-chave:

teoria e prática, professores iniciantes, estado da questão

Resumo

O trabalho, decorrente de exame teórico, apresenta um panorama de produções acadêmicas brasileiras – teses, dissertações e artigos de periódicos – que abordam concepções de teoria e prática na perspectiva de professores pedagogos iniciantes. Um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão foi realizado, no período de maio a novembro de 2019, com o intuito de examinar a atenção demandada ao tema concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes, tendo como descritores “teoria e prática”, “concepções de professores”, “professores iniciantes” e “Pedagogia”. Foram localizadas 16 produções, sendo duas teses, onze dissertações e três artigos de periódicos, considerando o interstício de 2013 a 2019. A análise, de abordagem qualitativa, evidenciou que o interesse por discussões sobre o binômio teoria e prática, a partir das concepções de professores iniciantes, é emergente e escasso na produção acadêmica. Por fim, os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o tema no contexto nacional.

Biografia do Autor

Sandy Lima Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela UECE. Professora efetiva de Educação Infantil na rede pública de ensino do município de São Gonçalo do Amarante, CE.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora associada da UECE, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq), realizando estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

Costa, S. L., & Farias, I. M. S. de. (2022). Pesquisas sobre concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes: um Estado da Questão. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 323–343. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1561