Estudo de caso como estratégia de ensino para a Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1012Keywords:
Educação profissional e tecnológica, estratégias de ensino, estudo de caso.Abstract
Neste trabalho, buscou-se caracterizar o estudo de caso como estratégia de ensino, destacando potencialidades e procedimentos para sua utilização na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica com particular incidência em obras de autores como Abreu; Masetto (1985), Anastasiou; Alves (2006), Graham (2010), Grillo; Gessinger (2008), Lüdke; André (1986), Queiroz; Cabral (2016), Triviños (1987) e Yin (2005). Tendo em vista a abrangência e a dimensão do tema, o trabalho centra-se nas questões: a) como se caracteriza o estudo de caso para ser utilizado como estratégia de ensino? b) quais as potencialidades do estudo de caso como estratégia de ensino para a EPT e c) como proceder para utilizar o estudo de caso na EPT? Os principais resultados do trabalho indicam que o estudo de caso como estratégia de ensino possibilita a participação, cooperação e articulação entre estudantes e professores, promovendo o rompimento das dicotomias estabelecidas pelo paradigma tradicional de educação tão presente na EPT e a aproximação entre teoria e prática numa perspectiva interdisciplinar da situação em estudo. Pode contribuir para uma docência da EPT inovadora, sendo uma boa estratégia de ensino se for devidamente planejado e desenvolvido em aula.References
ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1985.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, 2006.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville, SC: Univille, 2006.
ANDRÉ, M. E. D. A. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/753/526>. Acesso em: 10 set. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 8 set. 2016.
BURNIER, Suzana et al. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Rev. Bras. Educ. [online], v. 12, n. 35, p. 343-358. 2007.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8. ed. São Paulo: Cortez. 2006.
GRAHAM, A. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. 214p. (ENAP - Estudos de Caso). Disponível em: <http://antigo.enap.gov.br/images/livro_andrew_graham.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.
GRILLO, M. C.; GESSINGER, R. M. Estudo de caso. In: FREITAS, A. L. S.; GESSINGER, R. M.; GRILLO, M. C. A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MERSETH, Katherin. K. Cases, case methods, and the professional development of educators. 1990. Disponível em: <http://www.ericdigests.org/1997-2/case.htm>. Acesso em: 7 out. 2016.
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Formadores de professores, conhecimentos da docência e casos de ensino. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Carlos, SP: EdUFSCar, INEP, COMPED, 2002. p. 151-174.
______. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABROMOWICZ, A.; MELLO, R. R. Educação: pesquisas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 139-162.
MUSSI, Amali de Angelis. Docência no ensino superior: conhecimentos profissionais e processos de desenvolvimento profissional. 2007, 294f . Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
NONO, Maevi Anabel. Casos de ensino e professoras iniciantes. 2005, 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
QUEIROZ, S. L. Estudo de casos aplicados ao ensino de ciências da natureza – ensino médio. 2015. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/cpscetec/arquivos/natureza_estudo_casos.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.
QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. O. (Org.). Estudos de caso no ensino de ciências naturais. São Paulo: Art Point, 2016.
SARAIVA JUNIOR, A. F.; COSTA, R. P. da. Análise comparativa entre a teoria e prática de ensino em graduação em Engenharia de Produção. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, SP, ano 6, n. 3, p. 169-184, jul./set. 2008. Disponível em: <http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/393/384>. Acesso em: 29 ago. 2016.
SHULMAN, L. S. Just in case: reflections on learning from experience. In COLBERT, J.; TRIMBLE, K.; DESBERG, P. (Eds.). The case for education. Contemporary approaches for using case methods. Needham Height: Allyn Bacon, 1996, p. 197-217.
SHULMAN, J. H. Happy accidents: cases as opportunities for teacher learning. 2002. Disponível em: <https://www.wested.org/online_pubs/happyaccidents.pdf>. Acesso em: 5 out. 2016.
STAKE, Robert E. A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.