BNCC e avaliações em larga escala: enunciados em discursos midiáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1540

Palavras-chave:

BNCC, Qualidade da Educação, Avaliações em Larga escala

Resumo

O estudo assume como empiria artigos de opinião publicados durante o ano de 2017, em dois grandes jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo, abordando as temáticas BNCC e avaliações em larga escala. A partir de uma abordagem pós-estrutural, especificamente a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, os artigos são assumidos como práticas discursivas atravessadas por múltiplas relações de poder na sociedade e que contribuem para o processo de hegemonização de sentidos de qualidade da educação. Os artigos selecionados são assumidos como discursos e analisados com o objetivo de interpretar a produção e a circulação de sentidos de qualidade de educação articulados a sentidos de avaliação que favorecem a hegemonização de um discurso em que a BNCC é significada como capaz de gerar melhoria na qualidade da educação. A escolha da empiria se justifica na medida em que os meios de comunicação se configuram em um espaço privilegiado de produção e articulação de discursos políticos que estão em disputa na sociedade, por sua popularização como fonte de informação.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq – Jovem Cientista do Nosso Estado – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Procientista e professora associada na UERJ, lotada no Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC-UERJ), e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Conhecimento & Cultura (CNPQ). Integra os Grupos de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos e Políticas de Currículo e Cultura. Participa da Rede Latino-Americana de Teoria do Discurso e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da ANPED. Sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

Anna Clara Rodrigues Sondahl Bibiani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da UERJ.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Pereira, T. V., & Bibiani, A. C. R. S. (2022). BNCC e avaliações em larga escala: enunciados em discursos midiáticos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 197–214. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1540