Novo modelo de governança: velhas estratégias de gestão das escolas estaduais de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1436

Palavras-chave:

gestão escolar, governança, democratização

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de explorar diferentes conceitos acerca dos termos governança, governação e governabilidade, inseridos em uma perspectiva de influência dos modos de gestão. Busca-se aqui apresentar conceitos influenciadores da gestão escolar, assim como contrapor à ideia de surgimento de um novo modelo de gestão das escolas estaduais de Santa Catarina (SC). Após a conceitualização desses termos, apresenta-se a organização escolar por meio da adesão a um modelo de governança com raízes na administração empresarial. Destacam-se, nas análises, diferentes interpretações do conceito de governança, sendo uma delas utilizada para representar o modo de gestão aplicado nas escolas estaduais de SC como um modelo participativo e democrático. Por fim, apresentam-se no artigo as legislações e os decretos que resultaram na implementação desse novo modelo, juntamente de uma breve análise de textos e da conjuntura em que ocorreu a implementação. Para as conclusões deste estudo, destaca-se que, apesar de a gestão escolar caminhar para rumos democráticos por meio de legislações e teorias, a prática ainda ocorre nos velhos moldes centralizados e hierárquicos, em que o novo modelo de governança nada mais é que a reestruturação da velha organização escolar.

Biografia do Autor

Aline da Silva Serpa Marangoni, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutoranda na Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado  e licenciatura em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Coordenadora pedagógica na rede municipal de educação de Chapecó, Santa Catarina.

Oto João Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai – Rio Grande do Sul. Doutorado e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciatura em Pedagogia e em Estudos Sociais pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste. Professor da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

da Silva Serpa Marangoni, A., & Petry, O. J. (2021). Novo modelo de governança: velhas estratégias de gestão das escolas estaduais de Santa Catarina. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(56), 263–285. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1436

Edição

Seção

Artigos