Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1853

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Eficácia Escolar, Justiça Social

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como gestores de escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social conciliam os imperativos do gerencialismo às demandas necessárias à justiça social; além disso, contextualiza a aplicação desses princípios nos processos educacionais. Por meio de uma pesquisa de natureza exploratória e analítico-descritiva, apresenta uma análise proveniente de respostas de gestores de escolas públicas estaduais da região metropolitana do Grande ABC Paulista. Os resultados do estudo apontaram indícios que convergem para a articulação de uma liderança educacional não centralizadora, formada por sujeitos que compreendem o trabalho da gestão escolar como uma relação colaborativa e corresponsável, com compartilhamentos e tomadas de decisão construídos e mediados no cotidiano da escola, a partir dessas convergências. Ainda que alguns resultados mostrem divergências em relação a essa prática, verifica-se que termos como ‘gestão educacional’, ‘gerencialismo’, ‘boas práticas educacionais’, ‘desempenho’ e ‘performatividade’ incorporam o vocabulário e o cenário, fundindo as esferas pedagógicas e administrativas. Os resultados denotam que um diretor comprometido com a responsabilidade de compreender os dados de sua escola para além dos números, que mantenha uma liderança distribuída e participativa, possibilita a criação de um ambiente favorável ao trabalho, tanto para alunos quanto para professores.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Matheus de Paiva-Pereira , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Graduada em Pedagogia e Letras pela USCS. Gestora Educacional Especialista em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Neuropsicologia. Membro do Grupo de estudo ABC da Educação – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre impacto das avaliações de larga escala em escolas inseridas em regiões de alta vulnerabilidade social do Grande ABC Paulista.

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Paulo Sérgio Garcia , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Luís Lopes Nascimento , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo. Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuante nas Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Paiva-Pereira , A. C. M. de ., Wandercil, M., Garcia , P. S. ., & Nascimento , L. L. . (2024). Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 307–333. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1853