Conhecimentos pedagógicos na formação de professores: uma análise do manual “Pedagogia e Prática Docente” (2012)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1424

Palavras-chave:

conhecimentos pedagógicos, manuais, formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos pedagógicos presentes na formação de professores a partir da análise do manual “Pedagogia e Prática Docente”, da autora Maria Amélia R. S. Franco (2012). Os manuais são produtos e produtores de conhecimentos e práticas escolares (BUFREM; SCHMIDT; GARCIA, 2006), sendo também construtores de identidades pessoais e profissionais docentes. A pesquisa qualitativa teve como fundamento a análise documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para revelar os conhecimentos abordados no manual, o qual faz parte da Coleção Docência em Formação/Série Saberes Pedagógicos, da Editora Cortez. Foram selecionadas as seguintes categorias de análise: temáticas e encaminhamento metodológico presentes no livro. Foram analisadas as temáticas: Pedagogia, Didática, Práticas Educativas, Práticas Pedagógicas, Práticas Docentes, Subjetividade Pedagógica e Dialogicidade; e a pesquisa-ação como encaminhamento metodológico. Os resultados revelam que o livro analisado trata sobre os conhecimentos mobilizados no ato de ensinar e os desafios da Pedagogia e Prática Docente, contribuindo, assim, para a formação de professores. O livro propõe uma metodologia de pesquisa pedagogicamente fundamentada para uso dos docentes nas práticas escolares coletivas.

Biografia do Autor

Léia de Cassia Fernandes Hegeto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Cultura, Escola e Ensino. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta A no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência como professora no Ensino Superior na área de Educação, atuando com as temáticas: Didática, Didática no Ensino Superior, Formação de Professores, Livros Didáticos, Estrutura e Funcionamento da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico, Gestão Escolar, Planejamento, Políticas Educacionais, Currículo e Fundamentos da Educação. Atua no Grupo de Pesquisa − Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos (OCUPP-UFPR).

Tiago Cordeiro dos Reis, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduando em Licenciatura em Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador voluntário em Projeto de Extensão Universitária e Projeto de Iniciação Científica da UFPR. Tem experiência como docente na área de Educação.

Referências

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Hegeto, L. de C. F., & Reis, T. C. dos. (2021). Conhecimentos pedagógicos na formação de professores: uma análise do manual “Pedagogia e Prática Docente” (2012). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 81–101. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1424

Edição

Seção

Artigos