Currículo e exclusão social: A perspectiva das alunas/professoras do PIBID e da pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1161Palavras-chave:
Currículo, PIBID, exclusão social.Resumo
Desde o golpe midiático/jurídico/parlamentar de 2016, a exclusão social tem-se intensificado no Brasil. Ela ocorre por diferentes razões, com destaque para questões políticas, de classe, raça/etnia e gênero. A escola e o seu currículo, marcados pela cultura hegemônica (burguesa, branca, masculina, heterossexual), além de reproduzirem a exclusão da sociedade, produzem também exclusões em seu interior. O artigo pauta-se em um conjunto de autores que têm a preocupação de que, nas escolas e na sociedade, as diferenças não sejam traduzidas em desigualdades. O objetivo é problematizar a concepção das alunas/professoras do PIDID de Pedagogia sobre os processos de exclusão existentes na escola e na sociedade, relacionando essa concepção com a sua compreensão de currículo escolar. Como instrumento de coleta das informações, foi utilizada a entrevista estruturada. Como resultado, podemos observar que as alunas/professoras percebem diversos processos de exclusão presentes na sociedade e na escola, ou seja, também no currículo escolar.
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