Currículo e exclusão social: A perspectiva das alunas/professoras do PIBID e da pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1161

Palabras clave:

Currículo, PIBID, exclusão social.

Resumen

Desde o golpe midiático/jurídico/parlamentar de 2016, a exclusão social tem-se intensificado no Brasil. Ela ocorre por diferentes razões, com destaque para questões políticas, de classe, raça/etnia e gênero. A escola e o seu currículo, marcados pela cultura hegemônica (burguesa, branca, masculina, heterossexual), além de reproduzirem a exclusão da sociedade, produzem também exclusões em seu interior. O artigo pauta-se em um conjunto de autores que têm a preocupação de que, nas escolas e na sociedade, as diferenças não sejam traduzidas em desigualdades. O objetivo é problematizar a concepção das alunas/professoras do PIDID de Pedagogia sobre os processos de exclusão existentes na escola e na sociedade, relacionando essa concepção com a sua compreensão de currículo escolar. Como instrumento de coleta das informações, foi utilizada a entrevista estruturada. Como resultado, podemos observar que as alunas/professoras percebem diversos processos de exclusão presentes na sociedade e na escola, ou seja, também no currículo escolar.


Biografía del autor/a

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Ruth Pavan - graduada em Pedagogia. É Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pós-Doutora pela UMINHO. Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Currículo e Exclusão.

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Publicado

2018-11-09

Cómo citar

Pavan, R. (2018). Currículo e exclusão social: A perspectiva das alunas/professoras do PIBID e da pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 193–206. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1161

Número

Sección

Artigos