Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID-Educação Física da Universidade Feevale sobre as práticas inclusivas e a percepção do ex-professor supervisor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1655

Palavras-chave:

PIBID, educação física, inclusão

Resumo

O presente estudo busca examinar as trajetórias formativas de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Feevale, do subprojeto de Educação Física, sobre as práticas inclusivas, e analisar a percepção do ex-professor supervisor. A partir disso, a fundamentação teórica é estruturada mediante a contextualização histórica da educação especial no Brasil. Sendo assim, utilizou-se como método de pesquisa a etnografia da trajetória social, com abordagem qualitativa, por meio de coletas de dados de entrevistas não diretivas realizadas com três ex-bolsistas e um ex-professor supervisor. Analisando-se os dados, na primeira categoria – construção e a execução de práticas inclusivas –, concluiu-se que, nos esportes e nas atividades adaptadas, os alunos precisavam incluir os colegas nas diferentes deficiências, exercer a cidadania e a alteridade. Contudo, as limitações do projeto PIBID vincularam-se na centralidade das práticas inclusivas somente nas aulas de Educação Física. Com efeito, sobre a segunda categoria – para além de práticas inclusivas do projeto PIBID e suas contribuições –, evidenciou-se que essas práticas inclusivas tornaram os sujeitos do estudo mais conscientes diante da diversidade humana e mais preparados para trabalhar com a inclusão social em diversos contextos escolares e não escolares.

 

Biografia do Autor

Ântony Vinícius Bartochak, Universidade Feevale

Doutorando e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Pós-graduado em Dança Educacional pela Faculdade Censupeg. Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Professor de Educação Física na rede municipal de São José do Hortêncio e na rede municipal de Estância Velha. É recreador da empresa Recrearse.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Educação Física pela UFSM. Atualmente, é professor titular da Universidade Feevale. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Feevale. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq − Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais.

Regina de Oliveira Heidrich, Universidade Feevale

Pós-Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), no Laboratório de Realidade Virtual (Ergo VR), como bolsista da CAPES. Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Pesquisadora e docente na Universidade Feevale. Docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Coordena o Centro de Design da Universidade Feevale. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e do curso de Design da Universidade Feevale. Membro do Grupo de Pesquisa em Ergonomia, Design e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Avaliadora da Secretária de Educação Superior (SESU/MEC).

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Bartochak, Ântony V., Sanfelice, G. R., & Heidrich, R. de O. (2022). Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID-Educação Física da Universidade Feevale sobre as práticas inclusivas e a percepção do ex-professor supervisor. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 125–145. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1655