Estudo de caso como estratégia de ensino para a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) _ Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Chapecó .

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1012

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, estratégias de ensino, estudo de caso.

Resumo

Neste trabalho, buscou-se caracterizar o estudo de caso como estratégia de ensino, destacando potencialidades e procedimentos para sua utilização na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica com particular incidência em obras de autores como Abreu; Masetto (1985), Anastasiou; Alves (2006), Graham (2010), Grillo; Gessinger (2008), Lüdke; André (1986), Queiroz; Cabral (2016), Triviños (1987) e Yin (2005). Tendo em vista a abrangência e a dimensão do tema, o trabalho centra-se nas questões: a) como se caracteriza o estudo de caso para ser utilizado como estratégia de ensino? b) quais as potencialidades do estudo de caso como estratégia de ensino para a EPT e c) como proceder para utilizar o estudo de caso na EPT? Os principais resultados do trabalho indicam que o estudo de caso como estratégia de ensino possibilita a participação, cooperação e articulação entre estudantes e professores, promovendo o rompimento das dicotomias estabelecidas pelo paradigma tradicional de educação tão presente na EPT e a aproximação entre teoria e prática numa perspectiva interdisciplinar da situação em estudo. Pode contribuir para uma docência da EPT inovadora, sendo uma boa estratégia de ensino se for devidamente planejado e desenvolvido em aula.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) _ Campus Sertão

Mestre em Educação. Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Mestre em Educação e Mestre em Direito. Doutoranda em Educação nas Ciências – UNIJUI.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,

Campus Sertão.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Chapecó .

Mestre em Ciências da Computação. Doutora em Educação.  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Chapecó

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Vieira, J. de A., Vieira, M. M. M., & Pasqualli, R. (2017). Estudo de caso como estratégia de ensino para a Educação Profissional e Tecnológica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 143–159. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1012

Edição

Seção

Artigos