Entre raça e gênero: significado das cotas raciais para universitárias negras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1222

Palabras clave:

Cotas raciais, Ensino Superior, Estudantes negras.

Resumen

Este estudo objetiva analisar o significado das cotas raciais para quatro estudantes negras, cotistas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para tal, utilizamos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os quais mostram as discrepâncias entre negros/as e branco/as no Ensino Superior. Os aspectos metodológicos se fundamentam na perspectiva relacional potencializada por Pierre Bourdieu. Desse modo, a abordagem qualitativa foi estruturada a partir do uso de entrevistas. Observou-se a essencialidade das cotas raciais como canais possibilitadores de inserção de negros/as no Ensino Superior. Assim, a inexistência destas limitaria ainda mais a presença deles/as na universidade. Contudo, as cotas raciais, apesar de ensejarem avanços, ainda não conseguiram mitigar o racismo e promover a igualdade racial.

Biografía del autor/a

João Paulo Lopes dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.

Nubia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Sociologia e professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB).

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Publicado

2019-12-04

Cómo citar

Lopes dos Santos, J. P., & Moreira, N. R. (2019). Entre raça e gênero: significado das cotas raciais para universitárias negras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 77–100. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1222

Número

Sección

Dossiê: Gênero e Sexualidade: lutas no currículo em tempos de novos mapas políticos e culturais