Geninha: trajetórias de mulheres negras que inspiram para a práxis de um currículo afrocentrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1893

Palavras-chave:

Mulheres negras, Currículo afrocentrado, Trajetórias

Resumo

O presente artigo retrata reflexões sobre o âmbito da educação e as relações étnico-raciais, com foco em questões curriculares por meio das trajetórias, histórias e memórias de mulheres negras. Ele está atrelado aos estudos e às análises do Coletivo GENINHAS – Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (GENINHAS – GEPE/ERER), em especial as discussões realizadas no grupo de estudos GENINHAS. Com base em epistemologias negras, este texto apresenta como objetivo: debater sobre as possibilidades para a práxis de um currículo afrocentrado a partir das histórias de mulheres negras nas cenas do carnaval da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com familiares da nossa protagonista Geninha e com as demais mulheres negras envolvidas nas escolas de samba de Florianópolis. A partir do (re)conhecimento dessas histórias, trajetórias, memórias e narrativas, constatamos que elas podem se constituir como integrantes de uma cultura negra que corrobora para uma perspectiva de currículo afrocentrado. Contudo, tais conhecimentos não são abordados de modo expressivo no cotidiano educacional. Almejamos, com essa produção textual, contribuir para a implementação de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Thaís Regina de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela UFPR. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Carol Lima de Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina.

Doutoranda em História do Tempo Presente na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduada em História pela UDESC. Conselheira no Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina (CEPA/SC). Uma das fundadoras do projeto AfroPower Ubuntu e integrante da coordenação da Marcha de Mulheres Negras em Santa Catarina.

Sônia Santos Lima de Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina.

Pós-Graduada em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com Ênfase em anos inicias pela Faculdade Anita Garibaldi. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Conselheira titular do Conselho de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), na qual esteve na presidência até 2017 e suplente no conselho municipal de educação de Florianópolis. Está na vice-presidência do Fórum Estadual de Educação das Relações Étnico-Raciais/ FEDERER do estado de Santa Catarina. É gerente de articulação Socioeducativa da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e coordena o Programa de Diversidade Étnico-racial da rede municipal de ensino de Florianópolis.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

de Carvalho, T. R., Carvalho, C. L. de ., & Carvalho, S. S. L. de . (2024). Geninha: trajetórias de mulheres negras que inspiram para a práxis de um currículo afrocentrado. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 241–268. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1893

Edição

Seção

DOSSIÊ: Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista