Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1545Palavras-chave:
altas capacidades, ensino superior, estudantes estrangeirosResumo
Na literatura especializada, existe uma grande lacuna em relação à identificação de estudantes com altas capacidades no Ensino Superior, e mais ainda quando se trata de estudantes estrangeiros. Assim, o objetivo principal deste artigo foi identificar evidências de altas capacidades em estudantes estrangeiros falantes de Espanhol no Ensino Superior. A pesquisa configurou-se como descritiva, com abordagem qualitativa. As participantes foram duas mulheres, sendo uma estudante estrangeira regularmente matriculada em um curso de Ensino Superior no nível de mestrado de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, Brasil, nomeada como P2, e uma pessoa indicada pela estudante como segunda fonte, F2. Os resultados apontaram que P2 atingiu os escores estabelecidos de 70% em todos os instrumentos e foi indicada nas áreas: Musical, Linguística, Espacial e Intrapessoal, Liderança, Criatividade, Atividades Artísticas e Esportivas. Infere-se a importância da continuidade de estudos com essa população de estudantes.
Referências
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, p. 371- 78, maio/ago. 2007.
ALVES, Cândida Beatriz; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Identidade, universidade e integração na américa latina: um estudo de psicologia. Revista Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 855-74, dez. 2018.
ANDRADE, Ana Maria Jung de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 33-44, jun. 2009.
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências Múltiplas na Sala de Aula. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BARRERA, Susana Graciela Pérez; BENDELMAN, Karen. Cuestionario para identificacion de indicadores de altas habilidades/superdotacion adultos. In: BENDELMAN, Karen; BARRERA, Susana Graciela Pérez. Manual para la identificación de Altas Habilidades/Superdotación. Montevideo: Isadora, 2016.
BARRETO, Cláudia Regina Muniz. Estudo no Exterior durante a Graduação: implicações acadêmicas e profissionais. 2019. 222f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação, Salvador, 2019.
CERDÁ, Enrique. Psicometria general. Barcelona: Editorial Herder, 1978.
COSTA, Alexandre Marino; VIEIRA, Carolina Maria; BARBOSA, Emanuelle Martins; BERNARDINI, Isadora de Souza; SALLES, Nelci Maria. Percepção dos alunos estrangeiros que participaram do programa de intercâmbio na Universidade Federal de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 8., 2008. Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: USFC, 2008.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
GARDNER, Howard. Intelligence reframed: multiple intelligences for the 21st century. New York: Basic Books, 1999.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995, p. 59-60.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artemed, 1994.
GARDNER, Howard; KORNHABER, Mindy; WAKE, Warren. Inteligência: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MANZONI, Priscila Barrozo; FERRAZ, Laiza Lidiane Cordeiro; VENTURINI, Aline Dal Bem; VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO [SIRSSE], 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE [SIPD/CÁTEDRA UNESCO], 6., 2019. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC, 2019. p. 23370-80.
MARTINS, Bárbara Amaral; PEDRO, Ketilin Mayra; OGEDA, Clarissa Marques Maria. Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis? Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 3, set./dez. 2016.
MASSUDA, Mayra Berto. A poesia proeminente de Cora Coralina: o caminho das pedras da mulher talentosa. In: COSTA, Maria da Piedade Resende da; MASSUDA, Mayra Berto; RANGNI, Rosemeire Aarújo. Altas Habilidades/Superdotação: pesquisa e experiência para educadores. Rio de Janeiro: WAK, 2016. p.131-62.
NUNES, Nádia Cristina Rodrigues. Uma abordagem pedagógica para a teoria das inteligências múltiplas. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 861-79, 2014.
OLIVEIRA, Ana Paula Santos. Identificação de altas capacidades em estudantes estrangeiros do Ensino Superior. 2020. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. A identificação das altas habilidades sob uma perspectiva multidimensional. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 35, p. 31-65, set./dez. 2009.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. 230f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Manual de identificação de altas habilidades/superdotação. Guarapuava: Apprehendere, 2016.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. A mulher com altas habilidades/superdotação: à procura de uma identidade. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 4, p. 677-94, out/dez. 2012.
PICCOLO, Vilam Lení Nista; SILVA, Yara Machado da; MELLO, Flora Loureiro de. A inteligência humana e o cotidiano. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 23, n. 47, p. 27-41, jan./abr. 2018
REIS, Sally Morgan. Work left undone: Compromises and challenges of talented females. Mansfield Center: Creative Learning Press, 1998.
RENZULLI, Joseph. Teaching students who are gifted and talented a handbook for Teachers. St. John's, NL: Newfoundland and Labrador Department of Education, 2013.
RENZULLI, Joseph. The three-ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, Joseph; REIS, Sally Morgan. The triad reader. Mansfield Center: Creative Learning, 1986. p. 246–79.
RENZULLI, Joseph; REIS, Sally Morgan. The three ring conception of giftedness: A developmental approach for promoting creative productivity in young people. RSEUS, v. 6 n. 6, p. 11-37, jul. 2018.
TERÇARIOL, Denise; GRÜDTNER, Andrea Cristina Rizzotto; GREUEL, Izabel Cristina. O ensino da língua portuguesa para estrangeiros no município de Blumenau-SC e a sua interface com a Fonoaudiologia. Revista CEFAC, v. 17, n. 6, p. 1965-75, nov./dez. 2015.
TEST detección Inteligencias Múltiples Primaria. iesf3inteligenciasmultiples [online], [s.l.], 2013. Disponível em: http://iesf3inteligenciasmultiples.blogspot.com/2013/01/test-de-inteligencias-multiples.html. Acesso em: 29 jan. 2021.
VIEIRA, Nara Joyce Wellausen. Identificação pela provisão: uma estratégia para a identificação das altas habilidades/superdotação em adultos? Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 699-712, 2014
VIRGOLIM. Angela Mágda Rodrigues. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 581-610, set./dez. 2014.
VIRGOLIM. Angela Mágda Rodrigues. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial [MEC/SEESP], 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
WESTPHAL, Angela Mara Sugamosto; GISI, Maria Lourdes. A educação superior no contexto da cooperação acadêmica internacional. Interações, Campo Grande, v. 20, n. 2, p. 369-82, jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.