Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1566Palavras-chave:
pedagogia no ensino superior, portefólios digitais, investigação-acçãoResumo
Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.
Referências
AMADO, João; FERREIRA, Sónia. A entrevista na Investigação em Educação. In: AMADO, João (Coord.) Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, p. 207-90.
BARBERA, Elena. Mutual feedback in e-portfolio assessment: an approach to the netfolio system. British Journal of Educational Technology, New Jersey, v. 40, n. 2, p. 342-57, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2007.00803.x
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Coimbra: Edições 70, 2004.
BECKERS, Jorrick; DOLMANS, Diana; VAN MERRIENBOER, Jeroen. E-Portfolios enhancing students’ self-directed learning: a systematic review of influencing factors. Australasian Journal of Educational Technology, Gold Coast, v. 32, n. 2, p. 32-46, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.2528.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: education knowledge and action Research. Xxx: Routledge, 2005.
CORNO, Lyn; MANDINACH, Ellen B. The role of cognitive engagement in classroom cearning and motivation. Educational Psychologist, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 88-108, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00461528309529266.
COUTINHO, Clara. TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Revista Paidéi@, Santos, v. 2, n. 4, 2011.
DRIESSEN, W. Eric.; MUIJTJIENS, Arno M. M.; VAN TARTWIJK, Jan; VAN DER VLEUTEN, Cees P. M. Web-or paper-based portfolios: is there a difference? Medical Education, New Jersey, v. 41, n. 11, p. 1067-73, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2007.02859.x
DUFOUR, Richard. Schools as Learning Communities. Educational Leadership, [s.l.], v. 61, n. 8, p. 6-11, 2004. Disponível em: https://read-download-books.com/v6/preview/?pid=6&offer_id=431&ref_id=9e029e6412fb4195128f3ea9fcKE56ak_541a0fad_c28f910b&sub1=541a0fad&keyword=schools-as-learning-communities-pages-6-11.pdf&sub8=schools-as-learning-communities-pages-6-11.pdf&m=schools-as-learning-communities-pages-6-11.pdf. Acesso em: 5 jul. 2021.
KUNNARI, Irma; LAURIKAINNEN, Marja (Eds). Collection on Engaging practices on ePorfolio Process. Hameenlinna: Pub. Häme University of Applied Sciences, 2017.
MORGADO, J.; PINTO, A.; MONTES, C.; VIEIRA, P. Portefólio: à procura…de um caminho…como tantos outros. In: VIEIRA, Flávia (Ed.). Transformar a Pedagogia na Universidade. Narrativas da prática. Ramada: Edições De Facto, 2009, p. 10-30.
NÓVOA, António. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, António (Ed.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 5 jul. 2021.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa, Educa, 2002.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación. Madrid, n. 350, set./dec. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350_09.html. Acesso em: 5 jul. 2021.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-33, out./dez., 2017.
RODRIGUES, Maria R.; PIRES, A.; PESSOA, Ana. Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais. Um estudo exploratório na Licenciatura em Ensino Básico. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA [SIIE], 19., 2017, p. 246-51, Lisboa, Atas [...], Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais [CIED], 2017. Disponível em: https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2017/siie-cied_2017_atas-compressed.pdf. Acesso em: 5 julho 2021.
SÁ-CHAVES, Idália. Notas de apresentação. In: SÁ-CHAVES, Idália. Os “portfolios” reflexivos (também) trazem gente dentro. Reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Porto: Porto Editora, 2005, p. 7-19.
SENGE, Peter. The fifth discipline: the art and practice of the learning organization. New York: Currency Doubleday, 1990.
VEIGA SIMÃO, Margarida. O portfólio como instrumento na auto-regulação da aprendizagem: uma experiência no ensino superior pós-graduado. In: SÁ-CHAVES (Ed.) Os “portfolios” reflexivos (também) trazem gente dentro. Reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Porto: Porto Editora, 2005, p. 83-100.
WANG, Charles XiaoXue. Comprehensive assessment of student collaboration in electronic portfolio construction: an evaluation research. TechTrends, New York, v. 53, n. 1, p. 58-66, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11528-009-0238-1. Acesso em: 5 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.