Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1544

Palavras-chave:

inclusão9 na educação superior, educação especial na educação superior, indicadores educacionais

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que versa sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Pretendeu-se analisar os indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Superior no Brasil entre 2008 e 2018. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento dos resultados disponíveis nos resumos técnicos e microdados do Censo da Educação Superior, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para a leitura dos microdados, utilizou-se o software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados foram analisados em diálogo com a literatura referente ao processo de inclusão dos estudantes PAEE. Os microdados mostram que, em 2009, o Brasil apresentou 1.122 matrículas de estudantes PAEE na graduação; e, em 2018, registraram-se 62.724 matrículas. Embora a presença de estudantes PAEE na Educação Superior no Brasil tenha, nos últimos anos, aumentado gradativamente, o número de matrículas do PAEE ainda é significativamente inferior às matrículas gerais nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

Ana Paula Escossia Barbosa de Souza Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal. Graduação em Matemática-Licenciatura. Docente da Educação Básica, Rio de Janeiro.

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente da UFMS, Campus do Pantanal.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Pereira, A. P. E. B. de S., & Rebelo, A. S. (2022). Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 287–305. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1544