A educação escolar primária na Primeira República (1889-1929)

Autores/as

  • Ednéia Regina Rossi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1048

Palabras clave:

história da educação brasileira, Primeira República e modernidade, educação homogeneizadora e soberania

Resumen

Este artigo se propõe a refletir sobre a relação entre os projetos educacionais da Primeira República no Brasil (1899-1929) e o pensamento moderno e iluminista. A Primeira República se caracterizou pela implantação de reformas de ensino em diferentes estados brasileiros.  Esses projetos, embora possuíssem particularidades de estado para estado, em termos gerais, partilharam do ideal de normalizar, profissionalizar e sistematizar a escolarização das camadas populares. Em termos de finalidades formativas, a escola possuía objetivos explícitos de aculturação e socialização. Por meio dela, por exemplo, as crianças se tornariam homens e mulheres com sentimentos nacionais e subjugados à autoridade não pelo temor, mas pela razão que julga e decide. Esse novo mecanismo de controle, feito de racionalidade, a ser desenvolvido pela escola, pode ser observado nas intenções estruturadoras da escola primária e nos conhecimentos por ela transmitidos.  Ao mesmo tempo, esses projetos intencionavam homogeneizar costumes, hábitos e quereres, delineando um sistema de ensino dirigido e controlado, de forma a produzir a unificação da nação brasileira e produzir a equidade requerida pela democracia moderna.

Biografía del autor/a

Ednéia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá, com atuação na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

2017-07-28

Cómo citar

Rossi, E. R. (2017). A educação escolar primária na Primeira República (1889-1929). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 159–171. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1048

Número

Sección

Artigos