Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções de criança, desenvolvimento e currículo

Authors

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA
  • Renata Teixeira Junqueira Freire UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138

Keywords:

Infância, Educação Infantil, Base Nacional Curricular Comum.

Abstract

Este estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de criança, de desenvolvimento infantil e de currículo presentes na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil – BNCC (2017). Analisa, principalmente, os eixos curriculares denominados na BNCC como Campo de Experiências buscando compreender as bases teóricas que norteiam a organização do documento, a partir das contribuições de Vygotsky sobre desenvolvimento infantil num processo de apropriação das qualidades humanas por meio da atividade, portanto o desenvolvimento da singularidade humana se dá a partir das interações sociais. Estudos de Kramer, Kishimoto e de outros autores constituem as referências bibliográficas desta pesquisa. Constata-se que a BNCC apresenta uma concepção de criança como sujeito histórico-cultural, no entanto o documento contém fragilidades e requer um aprofundamento das áreas de conhecimento identificadas como Campos de Experiências. Aponta-se como fundamental a necessidade de estudos e discussões sobre as concepções de criança e de desenvolvimento infantil para a organização curricular e para a formação de professores que atuam ou que pretendem atuar na Educação Infantil.

Author Biographies

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Docente da Universidade de Uberaba

Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica

Doutora em Educação Brasileira - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho". (UNESP)

Estágio de Pós-Doutoramento - Universidade de Évora

Renata Teixeira Junqueira Freire, UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)

Docente da Universidade de Uberaba

Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação - Universidade Pontifícia Universidade Católica PUC/SP

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Published

2018-11-09

How to Cite

Esteves Bortolanza, A. M., & Freire, R. T. J. (2018). Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções de criança, desenvolvimento e currículo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 67–96. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138

Issue

Section

Dossiê