Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções de criança, desenvolvimento e currículo

Autores

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA
  • Renata Teixeira Junqueira Freire UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138

Palavras-chave:

Infância, Educação Infantil, Base Nacional Curricular Comum.

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de criança, de desenvolvimento infantil e de currículo presentes na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil – BNCC (2017). Analisa, principalmente, os eixos curriculares denominados na BNCC como Campo de Experiências buscando compreender as bases teóricas que norteiam a organização do documento, a partir das contribuições de Vygotsky sobre desenvolvimento infantil num processo de apropriação das qualidades humanas por meio da atividade, portanto o desenvolvimento da singularidade humana se dá a partir das interações sociais. Estudos de Kramer, Kishimoto e de outros autores constituem as referências bibliográficas desta pesquisa. Constata-se que a BNCC apresenta uma concepção de criança como sujeito histórico-cultural, no entanto o documento contém fragilidades e requer um aprofundamento das áreas de conhecimento identificadas como Campos de Experiências. Aponta-se como fundamental a necessidade de estudos e discussões sobre as concepções de criança e de desenvolvimento infantil para a organização curricular e para a formação de professores que atuam ou que pretendem atuar na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Docente da Universidade de Uberaba

Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica

Doutora em Educação Brasileira - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho". (UNESP)

Estágio de Pós-Doutoramento - Universidade de Évora

Renata Teixeira Junqueira Freire, UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)

Docente da Universidade de Uberaba

Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação - Universidade Pontifícia Universidade Católica PUC/SP

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

Esteves Bortolanza, A. M., & Freire, R. T. J. (2018). Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções de criança, desenvolvimento e currículo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 67–96. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138

Edição

Seção

Dossiê