Universidade, relação entre educação superior e ética
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(06)Palavras-chave:
Universidade, moral, bergsonismo.Resumo
Este artigo apresenta, primeiramente, uma análise das dificuldades na compreensão da problemática ética contemporânea. Decorrente disso, estabelecemos uma possível relação entre ética e moral, a qual fundamenta uma proposta de atuação pedagógica com vista à superação, no atual estágio da universidade em tendência ao desvio de suas funções promotoras de melhoria da qualidade moral da humanidade em desenvolvimento.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornhein, da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Tradução da 216. edição francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 262 p.
______. A evolução criadora. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1964. 317 p
HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Tradução de Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1982.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
______. O conflito das faculdades. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1993.
PLATÃO. A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987. (livro VII).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.