Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016106Palavras-chave:
Política, gestão, conceitos.Resumo
O objetivo deste artigo é explorar a dimensão conceitual dos termos política e gestão, esclarecendo e aprofundando o entendimento que se tem deles, bem como detectando a relação de reciprocidade que guardam entre si. Consideramos que tal compreensão é particularmente relevante na análise da política educacional na atualidade, especialmente quando se toma como pressuposto que elas respondem às lutas e aos embates sociais, e que resultam das numerosas forças difusas pela sociedade, as quais participam direta ou indiretamente do poder. Nesse embate ou correlação de forças no processo de formulação de uma política ou de sua materialização na gestão, os argumentos, a linguagem e os significados dos termos importam, pois estes se constituem em estratégias de legitimação, de mobilização de pessoas em direção ao consenso e de construção da hegemonia.Referências
ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
BARROSO, João. Relatório da disciplina “Teoria das Organizações e da Administração Educacional”. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2001.
BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política. A Filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 2 ago. 2014.
______. Lei nº 10.287/2001. Altera dispositivo da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10287.htm>. Acesso em: 4 ago. 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
CURY, C. R. J. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 199-245.
ENGELS, F. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. São Paulo: Alfa Omega, [198-?]. Obras Escolhidas, v. 3, p. 171-207.
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo M. L.; RODRIGUES, Doriedson S. (Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2012. v. 1, p. 52-71.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. Síntese das Teorias da Administração Geral. In: ______. A administração escolar analisada no processo histórico. Campinas, SP: Alínea, 2006.
GRACINDO, Regina Vinhaes; KENSKI, Vani Moreira. Gestão de sistemas educacionais: a produção de pesquisa no Brasil. In: WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhais (Coord.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991-1997. Brasília: ANPAE, 1999. p. 165-181.
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 44, p. 30-41, nov. 2001.
LIMA, Licínio C. Modelos organizacionais de escola: perspectivas analíticas, teorias administrativas e o estudo da ação. In: MACHADO, Lourdes M.; FERREIRA, Naura S. C. Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. Brasília, jan. 1996. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_397.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2011.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. (Série Caderno de Gestão, v. I).
MARX, K. Prefácio à “contribuição à Crítica da Economia Política”. São Paulo: Alfa Omega, [198-?]. Obras Escolhidas, v. 1, p. 300-301.
MORGADO, José Carlos. A (des) construção da autonomia curricular. Porto: Edições ASA, 2000. (Colecção Perspectivas Actuais/Educação).
OLIVEIRA, Dalila A. Mudanças na organização e na gestão do trabalho na escola. In: OLIVEIRA, Dalila A.; ROSAR, Maria de Fátima F. Política e gestão da educação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 2001.
PEREIRA, P. A. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In: BOSCHETTI, I. et al. (Org.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
PIRES, Valdemir A. Economia da educação e política educacional: elos fortes, consistência fraca. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder e o socialismo. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.
SAVIANI, Demerval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SILVA JÚNIOR, Celestino A. O espaço da administração no tempo da gestão. In: MACHADO, Lourdes M.; FERREIRA, Naura S. C. Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso Garcia. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, v. 23, n. 2, p. 427-466, jul./dez. 2005.
STOER, Stephen; ARAÚJO, Helena Costa. Escola e aprendizagem para o trabalho num país de (semi) periferia européia. Porto: Afrontamento/Instituto de Inovação Cultural, 2000.
TEODORO, Antônio. A construção política da educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento, Biblioteca das Ciências do Homem, 2001.
VIEIRA, Sofia L. Políticas e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. Revista da ANAPE, Porto Alegre, RS, v. 23, n. 1, p. 53-69, jan./abr. 2007.
______. Educação Básica política e gestão da escola. Brasília: Líber, 2009.
WERLE, Fávia O. Corrêa. Novos tempos, novas designações e demandas: diretor, administrador ou gestor escolar. Revista da ANAPE, Porto Alegre, RS, v. 17, n. 2, p. 141-160, jul./dez. 2001.
WITTMANN, Lauro Carlos; FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Situações e perspectivas da Administração da educação no Brasil. Relatório geral do programa de pesquisa. Brasília: ANPAE, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.