A educação especial e inclusiva nos documentos do Banco Mundial e da UNESCO pós-crise mundial de 2008: orientações políticas para o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1760

Palavras-chave:

crises, organismos internacionais, políticas de educação especial e inclusiva

Resumo

Este artigo objetiva analisar as orientações políticas do Banco Mundial (BM) e da UNESCO para a educação especial e a educação inclusiva, na educação básica, para o Brasil, a partir do contexto da crise mundial de 2008 até a crise decorrente da pandemia da covid-19. Trata-se de uma análise documental e qualitativa ancorada no materialismo histórico e dialético e na compreensão de que os documentos de políticas educacionais são produtos e produtores da realidade e expressam os interesses de grupos sociais em disputas. Examina as crises de 2008 e da covid-19 como integrantes da crise estrutural do capital e, portanto, como agravantes de tal crise. Concebe as orientações do BM e da UNESCO para a educação especial e inclusiva, específicas ou não para o Brasil, como parte de uma agenda global da educação, coordenada pelos organismos internacionais. Essa agenda dissemina um discurso de educação inclusiva dos grupos vulneráveis, como o público-alvo da educação especial, cuja concepção de inclusão se restringe à formação de capital humano para amenizar as desigualdades e os conflitos decorrentes das crises e reproduzir o processo de acumulação do capital.

Biografia do Autor

Gesilaine Mucio Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UEM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Docente adjunta do Departamento de Pedagogia, do Campus Regional de Cianorte-UEM

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Docente adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM, na linha de pesquisa “Políticas e Gestão em Educação”.

Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UEM. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Docente adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da UEM, na linha de pesquisa “Políticas e Gestão em Educação”.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Igualdade e equidade: qual é a medida da justiça social? Avaliação, Campinas, v. 18, n. 1, p. 129-50, mar. 2013.

BANCO MUNDIAL. Relatório de pobreza e equidade no Brasil: mirando o futuro após duas crises. Sumário Executivo. Washington, DC: Grupo Banco Mundial, 2022.

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Washington, DC: Grupo Banco Mundial, 2017.

BANCO MUNDIAL. Relatório n. 63731-BR: estratégia de parceria de País para a República Federativa do Brasil – Exercícios Fiscais 2012 a 2015. Washington, DC: Grupo Banco Mundial, 2011.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2016.

BRASIL. Plano Plurianual 2016 – 2019: desenvolvimento, produtividade e inclusão social. Mensagem Presidencial. Brasília, DF: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria de Planejamento e Investimento Estratégico, 2015.

CAVALCANTE, Pedro. Convergências entre a governança e o pós-nova gestão pública. Boletim de Análise Político-institucional, Brasília, n. 19, p. 17-23, dez. 2018.

CAVALCANTE, Pedro. Gestão pública contemporânea: do movimento gerencialista ao Pós-NPM. Brasília: IPEA, 2017.

COLETIVO CEM FLORES. A luta de classes no Brasil em contexto de crise e pandemia. 2. ed. São Paulo: Cem Flores Org., 2020.

CORSI, Francisco Luiz; ALVES, Giovanni. Século XXI – uma perspectiva crítica crise financeira global e o capitalismo do. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 9, n. 33 [especial], p. 16-25, maio 2009.

CORSI, Francisco Luiz; CAMARGO, José Marangoni; SANTOS, Agnaldo dos. A crise do capitalismo global: bolhas especulativas e os novos espaços de acumulação na periferia. Brazilian Journal of International Relations, Marília, v. 7, n. 2, p. 267-99, maio/ago. 2018.

DALE, Roger. A Sociologia da Educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1099-120, out./dez. 2010.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-60, maio/ago. 2004.

ENGELS, Friedrich. Carta de Friedrich Engels a Joseph Bloch: 21 e 22 de setembro de 1890. Der Sozialistische Akademiker (O Acadêmico Socialista), Berlim, ano 1, n. 19, out. 1891.

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Subsídios teóricos-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, Georgia; RUMMERT, Sonia Maria; GONÇALVES, Leonardo (Org.). Trabalho e educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora FURG, 2018. p. 87-124.

FERREIRA, Gesilaine Mucio; JANUÁRIO, Erika Ramos; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas para a educação especial inclusiva no Paraná e a COVID-19: ensino remoto emergencial. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 65, p. 147-62, abr./jun. 2021.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Para além da “inclusão”: crítica às políticas educacionais contemporâneas. In: EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira e Marin, 2014. p. 101-40.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LOPES, Patrícia Ribeiro. Amartya Sen, teoria do desenvolvimento humano e “gestão da pobreza”. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL; ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL, 7., 14., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: UERJ, 2019. p. 1-15.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MAUES, Olgaíses Cabral. A Agenda Global da Educação no contexto da covid-19. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 187-216, maio/ago. 2021.

OFICINA REGIONAL DE EDUCACIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE [OREALC/UNESCO]. Sistema Regional de Información Educativa de los estudiantes com discapacidad – SIRIED: resultados de la primera fase de aplicación. Santiago: UNESCO, 2013.

OFICINA REGIONAL DE EDUCACIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE [OREALC/UNESCO]. Sistema Regional de Informações Educacionais dos Estudantes com Deficiência – SIRIED: proposta metodológica. Santiago: UNESCO, 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Inclusão, equidade e desigualdades entre estudantes das escolas públicas de ensino fundamental no Brasil. Brasília, DF: UNESCO; MEC, 2022a.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília, DF: UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022b.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: América Latina e Caribe – Inclusão e educação para todos. Paris: UNESCO, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília, DF: UNESCO, 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Educação 2030 – Declaração de Incheon. Brasília, DF: UNESCO Brasil, 2016a.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Educação 2030 – Marco de ação. Brasília, DF: UNESCO, 2016b.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília, DF: UNESCO, 2016c.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Directrices sobre políticas de inclusión en la educación. Paris: UNESCO, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, DF: UNESCO, 1998.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE [OMS]; BANCO MUNDIAL. Relatório Mundial sobre a Deficiência. São Paulo: SEDPcD, 2012.

PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-17, 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TONELO, Iuri. No entanto, ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo. São Paulo: Boitempo; Iskra, 2021.

TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo. Apresentação. In: TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo (Org.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020. p. 11-3.

WORLD BANK; UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION [UNESCO]; UNITED NATIONS INTERNATIONAL CHILDREN'S EMERGENCY FUND [UNICEF]. The State of the Global Education Crisis: a path to recovery. Washington, DC: World Bank; UNESCO; UNICEF, 2021.

WORLD BANK. World Development Report 2018: learning to realize education’s promise. Washington, DC: World Bank, 2018.

WORLD BANK. Report n. 113259-BR: country partnership framework for the Federative Republic of Brazil for the period FY18-FY23. Washington, DC: World Bank, 2017.

WORLD BANK. Learning for all: investing in people’s knowledge and skills to promote development. World Bank Group Education Strategy 2020. Washington, DC: World Bank, 2011.

WORLD BANK. Report n. 53356-BR: country partnership strategy progress report for the Federative Republic of Brazil for the period FY2008-2011. Washington, DC: World Bank, 2010.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Genebra: WHO, [2022].

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Ferreira, G. M., Moreira, J. A. da S. ., & Volsi, M. E. F. (2023). A educação especial e inclusiva nos documentos do Banco Mundial e da UNESCO pós-crise mundial de 2008: orientações políticas para o Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62), 257–281. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1760

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise