Democracia e cidadania: revisitando o elo a partir de Atenas
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016105Palavras-chave:
Democracia, cidadania, História Antiga.Resumo
Os estudos sobre democracia e cidadania perpassam por um processo histórico que completamente envolve toda a história da humanidade, especificamente a ocidental. Dessa forma, são importantes os momentos iniciais dessa experiência e os debates sobre esse tema, como base histórico-estrutural de entendimento das contradições que permeiam a democracia e cidadania contemporânea e os desafios dos próximos anos. Desta feita, este artigo busca tecer algumas considerações acerca da riqueza da História Antiga, particularmente da experiência e contribuição da civilização ateniense para a democracia e a cidadania. É uma discussão teórica com viés prático baseado em autores da literatura ocidental.
Referências
ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Temas de filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.
______. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1986.
JAGUARIBE, Hélio (Org.). A democracia Grega. Brasília: Editora da UNB, 1982.
MOSSÉ, Claude. Atenas: a história de uma democracia. Tradução João Batista da Costa. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997a.
______. O cidadão na Grécia Antiga. Tradução Rosa Carreira. Lisboa: Edições 70, 1997b.
REINALDO, T. B. S. A democracia grega. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2210117>. Acesso em: 19 jul. 2015.
ROCHA, A. S. A forma do Homem grego na perspectiva da trilogia tebana de Sófocles. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.