Reflexos do relatório da Microsoft, Ensino 2030 na Resolução CNE/CP n. 2/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1753

Palavras-chave:

ensino 2030, mecanismos de controle, formação de professores

Resumo

De cunho qualitativo e com base no materialismo histórico-dialético, este ensaio tem por objetivo a análise do relatório da Microsoft, intitulado “O Ensino em 2030 e o aprendizado pronto para a vida: o imperativo tecnológico”. Buscou compreender sua influência na Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. O desejo da investigação nasce mediante a constatação de que a resolução contém o discurso e as prerrogativas do documento da Microsoft. Perante esta implicação, nosso problema investigativo é compreender: em que medida este documento influencia na formulação das diretrizes para a formação docente? Utilizaremos como base de análise o relatório da Microsoft e a resolução supracitada. Cientes de que as políticas educacionais sofrem a influência de Organismos Multilaterais e Aparelhos Privados de Hegemonia, objetivados a adequar a educação aos interesses do capital, percebemos alguns mecanismos para esse controle, como, por exemplo, a reestruturação do modelo de ensino e da formação docente. O relatório, ao afirmar a necessidade de uma nova metodologia para formar as crianças para o mercado de trabalho, frisa o papel que os professores precisam desenvolver nesse processo, ou seja, meros executores de um modelo tecnicista. Assim, entendemos que esta investigação poderá contribuir para compreendermos os pressupostos presentes na construção das diretrizes da formação docente.

Biografia do Autor

Martinelli , Universidade do Oeste de Santa Catarina: Joacaba, SC, BR

Professor nos Cursos de Graduação de Psicologia, Sociologia e Pós-graduação em Engenharia de Produção; e de Pós-graduação em Neuropsicologia, ambos na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Coordenador e Professor no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UNOESC). Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE (UNOESC). Pesquisador da UNOESC no Grupo Educação, Políticas Públicas e Cidadania (linha: Estado e Políticas Educacionais); e no Grupo Psicologia e Processos de Saúde (linhas: Práticas sociais relativas à saúde; e Processos comportamentais e desenvolvimento humano). Graduado em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (2014); e em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2019). Especialista em Gestão do Trânsito pela Faculdade Empresarial de Chapecó (2015); e em Neuropsicologia pela UNOESC (2021). Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela UNOCHAPECÓ (2017). Doutorando em Educação pela UNOESC (2019).

Rogério Augusto Bilibio, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em História, pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Passo Fundo. Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo/RS. Graduado em História pela UNOESC/Joaçaba e Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Foi Secretário de Educação do município de Herval d Oeste/SC (2009 - 2010). Foi Coordenador da Avaliação Institucional e já atuou como Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de História (com ênfase em História do Brasil e História Política), em Educação e Direitos Humanos

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Camara Hubler, L., Martinelli, M. L., & Bilibio, R. A. (2023). Reflexos do relatório da Microsoft, Ensino 2030 na Resolução CNE/CP n. 2/2019. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(62). https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1753

Edição

Seção

Dossiê: Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise