Reflexos do relatório da Microsoft, Ensino 2030 na Resolução CNE/CP n. 2/2019
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1753Palavras-chave:
ensino 2030, mecanismos de controle, formação de professoresResumo
De cunho qualitativo e com base no materialismo histórico-dialético, este ensaio tem por objetivo a análise do relatório da Microsoft, intitulado “O Ensino em 2030 e o aprendizado pronto para a vida: o imperativo tecnológico”. Buscou compreender sua influência na Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. O desejo da investigação nasce mediante a constatação de que a resolução contém o discurso e as prerrogativas do documento da Microsoft. Perante esta implicação, nosso problema investigativo é compreender: em que medida este documento influencia na formulação das diretrizes para a formação docente? Utilizaremos como base de análise o relatório da Microsoft e a resolução supracitada. Cientes de que as políticas educacionais sofrem a influência de Organismos Multilaterais e Aparelhos Privados de Hegemonia, objetivados a adequar a educação aos interesses do capital, percebemos alguns mecanismos para esse controle, como, por exemplo, a reestruturação do modelo de ensino e da formação docente. O relatório, ao afirmar a necessidade de uma nova metodologia para formar as crianças para o mercado de trabalho, frisa o papel que os professores precisam desenvolver nesse processo, ou seja, meros executores de um modelo tecnicista. Assim, entendemos que esta investigação poderá contribuir para compreendermos os pressupostos presentes na construção das diretrizes da formação docente.
Referências
ALVES, Thiago et al.. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública. 2020, v. 54, n. 4. pp. 979-993. Epub 28 Ago 2020.
BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo et al.. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. CoDAS. 2022, v. 34, n. 4. Epub 27 Jun 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019.
CIPRIANI, Flávia Marcele; et al.. Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade. 2021, v. 46, n. 2 [Acessado 29 Setembro 2022, e105199. Epub 09 Jun 2021.
FERREIRA, Diana Lemes. A Organização para Cooperação e desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Política de Formação Docente no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.
FONTES, Virginia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV-Fiocruz/UFRJ: 2010.
GATTI, Bernardete A.. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. 2020, v. 34, n. 100. Epub 11 Nov 2020.
LIMA, Cássio de Almeida et al. Adesão ao isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica de Minas Gerais, Brasil. Saúde em Debate. 2022, v. 46, n. spe1. Epub 11 Abr 2022.
LIMA, Cássio de Almeida et al.. Redução da renda familiar dos professores da educação básica de Minas Gerais na pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde. 2021, v. 19. Epub 08 Nov 2021.
MICROSOFT. O Ensino em 2030 e o aprendizado pronto para a vida: o imperativo tecnológico. 2018.
PREVITALI, Fabiane Santana e FAGIANI, Cílson César. Trabalho docente na educação básica no Brasil sob indústria 4.0. Revista Katálysis. 2022, v. 25, n. 1. Epub 10 Jan 2022.
TROITINHO, Maria da Conceição Ribeiro et al. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde. 2021, v. 19. Epub 08 Dez 2021.
SHIROMA, Eneida Oto et al. A Tragédia docente e suas Faces. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji. Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2017, p. 17-59.
SILVA, Rosângela Ramos Veloso et al.. Pandemia da COVID-19: insatisfação com o trabalho entre professores(as) do estado de Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2021, v. 26, n. 12. Epub 13 Dez 2021.
SOUZA, Katia Reis de et al.. Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2022, v. 26. Epub 14 Jan 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lizete Camara Hubler, Martinelli , Bilibio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.