A produção cultural da docência na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Josí Aparecida de Freitas Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Cláudio José de Oliveira UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.936

Palavras-chave:

Docência, cultura, governamentalidade.

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar a produção cultural dos sujeitos professores da educação profissional e tecnológica que trabalham com Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O debate se dá na análise de um dispositivo – a formação continuada de professores – e efeitos que as ações desse dispositivo produzem: o controle dos sujeitos envolvidos com o programa. As análises aqui apresentadas são desdobramentos da produção de dados de uma pesquisa de mestrado[1], com aporte teórico centrado nas contribuições de Michel Foucault, em articulação com o pensamento de outros autores que, como ele, debruçam-se sobre as formas de governo e de constituição dos sujeitos em nossa cultura. Dentre os mecanismos de saber/poder utilizados pelo dispositivo como estratégias de governo, selecionam-se o exame e a confissão (FOUCAULT, 1987, 2011). Procura-se mostrar como o professor se constitui sujeito objetivado pelo discurso do dispositivo e subjetivado por suas resistências às estratégias desse mesmo dispositivo. Entende-se, igualmente, com Hall (1997) que as práticas sociais, na medida em que dependam do significado para funcionarem e produzirem efeitos, são discursivas. Logo, o governo das condutas se dá nas relações entre cultura e poder. Problematiza-se, nesse processo, a constituição do professor enquanto sujeito ético em relação com o código moral que lhe é prescrito culturalmente.

[1] Dissertação orientada pelo segundo autor deste texto.

Biografia do Autor

Josí Aparecida de Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutoranda e Mestre em Educação pela UNISC. Especialista em Gestão Educacional/ Supervisão Escolar pela UNISC. Professora e supervisora pedagógica no IFSul Câmpus Venâncio Aires

Cláudio José de Oliveira, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Educação. Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Freitas, J. A. de, & Oliveira, C. J. de. (2017). A produção cultural da docência na educação profissional e tecnológica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 127–142. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.936

Edição

Seção

Artigos