Cultura visual antirracista: alteridade e diferença nas políticas curriculares, artísticas e pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1867

Palavras-chave:

educação, identidade, racismo, docência, imagem

Resumo

Tendo em vista episódios de racismo e machismo cometidos em espaços escolares, que, inclusive, vitimizam professoras e demais trabalhadoras, levantamos uma série de questionamentos: como os currículos escolares se envolvem na produção de alteridade e diferença? Quais noções de normalidade esses documentos engendram? A quem elas interessam? Para responder essas perguntas, este artigo tem como objetivo apresentar o currículo como um artefato cultural em disputa e responsável pela produção de identidades e diferenças afetas às questões étnico-raciais. As pesquisas desenvolvidas no bojo dos Estudos Culturais e dos Estudos Étnico-Raciais nos auxiliaram no desenvolvimento desse objetivo. No que diz respeito à estrutura, a pesquisa, de cunho bibliográfico, teve o desenvolvimento dividido em duas seções. Na primeira, debatemos sobre as questões políticas que atravessam o currículo escolar, caracterizando-o como um artefato cultural em disputa. Na segunda, investigamos as violências combinadas e concomitantes, decorrentes do machismo e do racismo, aproximando-nos de um episódio de preconceito manifestado em um espaço escolar.

Biografia do Autor

João Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona. Professor no curso de Artes Visuais na UEM. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI, grupo junto ao qual desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; e Gênero, com ênfase em Masculinidades. Artista visual com produções que versam sobre cultura visual, cotidiano e subjetividades, dentre as quais se destacam as exposições individuais: "Saber de Cor: existências outras para além do azul e rosa", em Belém - PA; e "A/cor/do que brilha", em Maringá - PR Arte-Educador

Emanuelle Dalécio da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC. Membro do grupo de pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI da UEM.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Baliscei, J., & Costa, E. D. da . (2024). Cultura visual antirracista: alteridade e diferença nas políticas curriculares, artísticas e pedagógicas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 137–158. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1867