Pedagogia do afeto: articulações entre docência, gênero e sexualidade no cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1718

Palavras-chave:

docência, gênero, pedagogia do afeto

Resumo

Este artigo retoma os principais resultados de uma pesquisa de Doutorado realizada no Sul do Brasil, que investiga de que modos gênero, em articulação com a sexualidade, constitui a docência no âmbito do filme Entre os muros da escola, filme francês, dirigido por Laurent Cantet (2008). A pesquisa dialoga com os campos dos Estudos de Gênero numa perspectiva pós-estruturalista, dos Estudos Queer, dos Estudos sobre Docência, dos Estudos sobre Cinema e dos Estudos Culturais. Por meio do procedimento metodológico de etnografia de tela, busca-se descrever e analisar o filme, a partir de uma perspectiva de que esse é um artefato cultural pedagógico, mas que se propõe a representar, de modo central, a escola, o currículo escolar e a docência em seu cotidiano. Os resultados aqui apresentados estão sustentados também por um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero”. Para este artigo, destaca-se que, a partir da análise do artefato cultural pedagógico em questão, pode-se sustentar a tese de que gênero, articulado à sexualidade, constitui um modo de ser docente que, ao ser colocado em exercício, opera constituindo o que se pode chamar de uma “pedagogia do afeto”.  

Biografia do Autor

Éderson da Cruz, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Graduado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente nas redes pública e privada do Rio Grande do Sul, desde 2009.

Maria Claudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Coordenadora do Lola - Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (Unisinos/PPGEdu/CNPq).

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Cruz, Éderson da, & Dal’Igna, M. C. (2022). Pedagogia do afeto: articulações entre docência, gênero e sexualidade no cinema. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 95–116. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1718

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder