Pedagogia do afeto: articulações entre docência, gênero e sexualidade no cinema
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1718Palavras-chave:
docência, gênero, pedagogia do afetoResumo
Este artigo retoma os principais resultados de uma pesquisa de Doutorado realizada no Sul do Brasil, que investiga de que modos gênero, em articulação com a sexualidade, constitui a docência no âmbito do filme Entre os muros da escola, filme francês, dirigido por Laurent Cantet (2008). A pesquisa dialoga com os campos dos Estudos de Gênero numa perspectiva pós-estruturalista, dos Estudos Queer, dos Estudos sobre Docência, dos Estudos sobre Cinema e dos Estudos Culturais. Por meio do procedimento metodológico de etnografia de tela, busca-se descrever e analisar o filme, a partir de uma perspectiva de que esse é um artefato cultural pedagógico, mas que se propõe a representar, de modo central, a escola, o currículo escolar e a docência em seu cotidiano. Os resultados aqui apresentados estão sustentados também por um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero”. Para este artigo, destaca-se que, a partir da análise do artefato cultural pedagógico em questão, pode-se sustentar a tese de que gênero, articulado à sexualidade, constitui um modo de ser docente que, ao ser colocado em exercício, opera constituindo o que se pode chamar de uma “pedagogia do afeto”.
Referências
ALMEIDA, Miguel Vale de. Gênero, masculinidade e poder: revendo um caso no Sul de Portugal. Anuário Antropológico, Brasília, v. 20, n. 1, p. 161-90, 1996.
BÉGAUDEAU, François. Entre os muros da escola. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BALESTRIN, Patrícia Abel. O corpo rifado. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Porto Alegre, 2011.
CAMOZZATO, Viviane. Sociedade pedagógica e as transformações nos espaços-tempos do ensinar e do aprender. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 107-19, 2018.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O imperativo do afeto na educação infantil: a ordem do discurso de pedagogias de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 231-46, jan./ mar. 2014.
CONNELL, Robert. Masculinidades. Ciudad de México: PUEG, 2003.
CONNELL, Robert. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 185-206, jul./dez. 1995.
CRUZ, Éderson da. Entre os muros da escola: gênero e docência na constituição de uma Pedagogia do Afeto. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2019.
DAL’IGNA, Maria Cláudia. A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero. 2017-2021. Projeto de Pesquisa. PPGEDU/UNISINOS, São Leopoldo, 2017.
DAL’IGNA, Maria Cláudia. “Família S/A”: um estudo sobre a parceria família-escola. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
DAL’IGNA, Maria Cláudia. Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46, p. 241-67, dez. 2007.
DRUCKERMAN, Pamela. Crianças francesas não fazem manha: os segredos parisienses para educar os filhos. Rio de Janeiro: Editorial Fontanar, 2012.
EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz. Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.
ENTRE os muros da escola. Direção de Laurent Cantet. Paris: Haut et Court, 2008. Video (128 min.), son., color.
FABRIS, Elí Terezinha Henn; DAL'IGNA, Maria Cláudia; KLAUS, Viviane. Pedagogia: Cenários da Carreira. São Leopoldo: UNISINOS, 2013.
FABRIS, Elí Terezinha Henn. Em cartaz: o cinema brasileiro produzindo sentidos sobre escola e trabalho docente. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: O cuidado de si. São Paulo: Paz e Terra, 2020c.
GIRALDELLI JÚNIOR, Pablo. O que é pedagogia. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.
MANDARINO, Claudio Marques. Docência cuidadosa: produção de sentidos em obras pedagógicas acadêmicas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2020.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 11-29.
PARAÍSO, Marlucy. Raciocínios generificados no currículo e possibilidades de aprender. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 5., 2010, Porto. Anais [...]. Porto: Universidade Federal da Bahia, 2010. p. 1-27.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./ dez. 1995.
SILVA, Jonathan Vicente da. Regulação e quer(ização) da docência: análise da produção acadêmica educacional brasileira entre 2009 e 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2021.
SILVA, Miriã Zimmermann da. A constituição da docência amorosa e do amor pedagógico: Discursos, posições e subjetividade. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
WEEKS, Jefrey. O Corpo e a Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018. p. 35-82.
XAVIER, Ismail. A janela do cinema e a identificação. In: XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. p. 17-26.
ZANETTE, Jaime Eduardo. Homens (futuros) pedagogos? Relações de gênero nos caminhos de profissionalização. 2014. TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Éderson da Cruz, Maria Claudia Dal'Igna
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.