(Re) pensando a função social da escola na atualidade

Autores

  • Marli Dos Santos de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.893

Palavras-chave:

Educação formal, escola, função social, conhecimentos.

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar qual(is) a(s) função(es) social(is) atribuída(s) à escola sob a perspectiva de professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Naviraí, Mato Grosso do Sul, MS. Realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema, subsidiando-se em autores como Saviani (2003), Rodrigues (1988), Freire (1996) Bourdieu e Passeron (1992), entre outros, além da realização de entrevistas com professores e alunos. Os participantes entrevistados concebem a função da escola como a de ensinar os conhecimentos historicamente produzidos, porém, nota-se dificuldades em definir o que de fato é essencial e o que é secundário no trabalho educativo escolar.

Biografia do Autor

Marli Dos Santos de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga pela UFMS. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de Políticas e Gestão da Educação, na UFGD e acadêmica do curso de Direito da UEMS.

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela UFSCAR. Professora adjunta do curso de Pedagogia da UFMS, câmpus de Naviraí.

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Oliveira, M. D. S. de, & Amorim dos Reis, M. das G. F. de. (2017). (Re) pensando a função social da escola na atualidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 89–106. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.893

Edição

Seção

Artigos