Mídias digitais e desenvolvimento infantil: para além de rótulos e explicações

Autores

  • Neuvani Ana do Nascimento Prefeitura Municipal de Goiânia
  • Joana Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Tecnologias e educação. Crianças e mídias digitais. Sociologia dos usos e apropriações.

Resumo

Este artigo apresenta os estudos teóricos que subsidiaram pesquisa de mestrado sobre as formas de uso das mídias digitais por crianças de 4 e 5 anos. Ele contextualiza o objeto da pesquisa no amplo debate acerca das relações das crianças com as mídias digitais, situando o tema pesquisado em diferentes perspectivas teóricas, para, assim, compreendê-la dentro de uma perspectiva histórico-cultural. Apresentamos algumas discussões e posicionamentos que têm influenciado as formas de olhar e compreender a criança contemporânea e sua relação com as mídias, partindo de estudos de Postman (1999), Buckingham (2007), Tapscott (1999), Veem e Vrakking (2009) e Prensky (2010), articulando os conhecimentos produzidos por eles com a análise sociológica dos usos e apropriações empreendida por Cardon (2005), Belloni (2010) e Peixoto (2012).

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudanças. Campinas, SP: Papirus, 2010.

______. Os jovens e a internet: representações, usos e apropriações. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 99-112.

BUCKINGHAM, D. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

CARDON, D. A inovação pelo uso. In: AMBROSI, A; PEUGEOT, V.; PIMENTA, D. (Org.). Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre a sociedade da informação. Caen: C&F Editions, 2005. p. 309-341.

CHARLOT, B. A mistificação da infância: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez, 2013.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do Indivíduo. Campinas: Autores Associados, 2013.

______. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes, Campinas, SP, v. 24, n. 62, p. 44-63, 2004.

FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Org.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FEENBERG, A. Transformar la tecnologia: una nueva visita a la teoria crítica. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2012.

______. O que é a filosofia da tecnologia? In: NEDER, R. T. (Org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Ciclo de Conferências Andrew Fennberg. Série Cadernos Primeira Versão: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade, Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável, v. 1, n. 3, p. 39-51, 2010.

FREITAS, M. T. C. A. Computador e internet como instrumento de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem histórico cultural. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2008, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2008. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Teresa-Freitas.pdf>. Acesso em: 10 maio 2013.

HELLER, A. O cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

PEIXOTO, J. Tecnologia e mediação pedagógica: perspectivas investigativas. In: ASSAR, M. C. M.; SILVA, F. C. T. (Org.). Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas públicas e formação humana. 1. ed. Campo Grande, MS: UFMS, 2012. v. 1, p. 283-294.

______. Tecnologia da educação: uma questão de transformação ou de formação? In: GARCIA, D. M. F.; CECÍLIO, S. Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Alínea, 2009. p. 217-235.

PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., São Paulo, v. 33, n. 118, p. 253-268, mar. 2012.

POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

PRENSKY, M. Não me atrapalhe, mãe - eu estou aprendendo! Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI - e como você pode ajudar! São Paulo: Phorte, 2010.

PROULX, S.; COUTURE, S. Práticas de cooperação e ética da partilha na intersecção de dois mundos sociais: militantes do software livre e grupos comunitários no Quebeque. Anál. Social, Lisboa, n. 181, p.1057-1074, 2006.

TAPSCOTT, D. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da Geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Nascimento, N. A. do, & Peixoto, J. (2015). Mídias digitais e desenvolvimento infantil: para além de rótulos e explicações. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 119–138. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/872

Edição

Seção

Artigos