A construção das identidades étnico-raciais das crianças na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1896

Palavras-chave:

currículo, educação infantil, antirracismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre a importância do reconhecimento e da afirmação de um currículo centrado nas e para as relações étnico-raciais na educação infantil. Essa é uma pesquisa-ação, pois se construiu um relato de experiência do componente curricular Estagio IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. O referido estágio aconteceu em uma turma do Maternal II, de uma instituição de educação infantil pública. Os resultados indicaram a importância da implementação de um currículo étnico-racial, através de experiências, discussões em rodas de conversa e atividades didáticas permanentes, em que as crianças vão se reconhecendo nas relações com os pares e adultos, desconstruindo preconceitos e aprendendo atitudes e comportamentos antirracistas. Concluímos que é preciso romper com as estruturas e atitudes racistas nas instituições de educação infantil, que se expressam através do currículo oficial, no qual predomina a cultura eurocêntrica. Ademais, realizar uma educação igualitária, em que o acolhimento da criança, em sua integralidade, faça parte das práticas curriculares, exige uma postura comprometida com a ética e a justiça social.

Biografia do Autor

Edjane Oliveira Santos Batista, Secretaria Municipal de Educação, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Lenilda Cordeiro de Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Doutora, mestra e especialista em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora Associada da UEPB. Representante da UEPB na Rede Primeira Infância da Paraíba (REPI). Membro do Conselho de Orçamento Participativo (COP) da UEPB. Membro Suplente do Conselho Municipal de Educação de Campina Grande, como Representante da UEPB.

Eduardo Gomes Onofre, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de Strasbourg. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Licenciatura e Formação Em Psicologia pelo Instituto Paraibano de Educação. professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Batista, E. O. S. ., Macêdo, L. C. de ., & Onofre, E. G. . (2024). A construção das identidades étnico-raciais das crianças na educação infantil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 115–137. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1896

Edição

Seção

DOSSIÊ: Currículos afrocentrados: narrativas, autobiografias e cartas para uma educação antirracista