A construção das identidades étnico-raciais das crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1896Palavras-chave:
currículo, educação infantil, antirracismoResumo
O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre a importância do reconhecimento e da afirmação de um currículo centrado nas e para as relações étnico-raciais na educação infantil. Essa é uma pesquisa-ação, pois se construiu um relato de experiência do componente curricular Estagio IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. O referido estágio aconteceu em uma turma do Maternal II, de uma instituição de educação infantil pública. Os resultados indicaram a importância da implementação de um currículo étnico-racial, através de experiências, discussões em rodas de conversa e atividades didáticas permanentes, em que as crianças vão se reconhecendo nas relações com os pares e adultos, desconstruindo preconceitos e aprendendo atitudes e comportamentos antirracistas. Concluímos que é preciso romper com as estruturas e atitudes racistas nas instituições de educação infantil, que se expressam através do currículo oficial, no qual predomina a cultura eurocêntrica. Ademais, realizar uma educação igualitária, em que o acolhimento da criança, em sua integralidade, faça parte das práticas curriculares, exige uma postura comprometida com a ética e a justiça social.
Referências
ALMEIDA, S. L. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC; SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Inep. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: Inep; MEC, 2004.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC; SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
BRASIL. [Constituição [1988]]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 14 de abr. 2021.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
LIMA, M. B. Identidade étnico-raciais, infância afro-brasileira e práticas escolares. In: ROCHA, E. A. C.; KRAMER, S. (Org.). Educação Infantil: enfoques em diálogos. Campinas: Papirus, 2011. p. 139-56
MACÊDO, L. C.; SOUZA, M. P. Educação infantil: políticas e práticas no contexto da pandemia em municípios paraibanos. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, n. 45, p. 238-64, jan./jun. 2022.
MACHADO, A. M. Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 13-47.
MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
SILVA JUNIOR, H.; BENTO, M. A. S; CARVALHO, S. P. Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: CEERT; Instituto Avisa lá, 2012. Disponível em: chrome extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb/pdf/publicacoes/educacao_infantil/revistadeeducacaoinfantil_2012.pdf. Acesso em: 7 dez. 2023.
SILVA, T. R.; DIAS, A. A.; AMORIM, A. L. O currículo para a primeira infância e identidade racial da criança e negra. Nuances, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 243-60, 2018.
SILVA, T. R.; DIAS, A. A. O racismo sob forma de violência silenciosa e as contribuições da Pedagogia Institucional no seu enfrentamento. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 72-92, jan./jun. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/3232/2912. Acesso em: 17 mar. 2021.
SILVA, T. T. S. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
SILVA, T. T. S. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Rio de janeiro: Vozes, 1994.
SOUZA, Y. C. As questões étnico-raciais na formação continuada em creche. In: MONTEIRO, L. P.; ROURE, G. Q. (Org.). Encontros e desencontros em debate. Goiânia: Ed. Vieira, 2019.
TAYLOR, C. A política do reconhecimento. In: TAYLOR, C. Argumentos filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-66, set./dez. 2005.
VEIGA, A. A. S. C.; SILVA, M. R. P. Relações raciais e a creche: um ensaio sobre a formação da identidade negra e a prática educativa. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 47, p. 41-63, jan./jun. 2023.
VEIGA-NETO, A. (Org). Critica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edjane Oliveira Santos Batista, Lenilda Cordeiro de Macêdo, Eduardo Onofre
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.